Pplware

Já entregou o seu IRS? Não se esqueça que tem só até 30 de junho

A entrega da declaração do IRS relativa a 2021 pode ser realizada até 30 de junho. Para ajudar em todo o processo, a Autoridade Tributária e Aduaneira lançou a nova APP IRS automático.

De acordo com dados recentes, um terço dos contribuintes que optaram por IRS automático entregou a declaração na primeira semana.


IRS: 1,65 milhões de declarações através do IRS Automático já foram entregues

O IRS é a sigla para Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. Por outras palavras, é o imposto que tributa o rendimento dos cidadãos, salvo algumas exceções previstas na lei. O IRS incide sobre praticamente todos os rendimentos, mesmo quando estes provêm de atos ilícitos.

De acordo com dados recentes das Finanças, este ano já foram entregues cerca de 1,65 milhões de declarações através do IRS Automático. Além disso, um terço das pessoas que optaram por IRS automático entregou a declaração na primeira semana.

Desde a primeira semana, a percentagem de declarações entregues através do IRS automático tem vindo a diminuir, passado de 48% do total na primeira semana para 36% no balanço de 8 de junho.

De relembrar também que os contribuintes abrangidos pelo IRS Automático, que durante o respetivo prazo de entrega não confirmem a declaração automática de IRS nem entreguem a declaração nos termos gerais, terão com declaração final a declaração automática provisória.

O IRS não incide sobre a totalidade dos rendimentos recebidos. O Código do IRS prevê, basicamente, dois tipos de descontos: deduções ao rendimento e deduções à coleta (imposto a pagar).

Ao todo, são seis as categorias de rendimentos sujeitas a este imposto:

Categoria A

Categoria B

Categoria E

Categoria F

Categoria G

Categoria H

Exit mobile version