Pplware

Já é possível ver a Cortana a funcionar no Windows 10

Não é novidade para quem acompanhas as novidades tecnológicas que a assistente virtual da Microsoft está a procurar novos caminhos para estender a sua presença.

O alvo mais óbvio é, para já, o Windows 10, depois de ter começado a procurar novos idiomas dentro do universo Windows Phone.

Depois de rumores e de alguma certeza, surge agora um vídeo onde se pode ver a Cortana a funcionar dentro do Windows 10.

O vídeo que surgiu agora permite que se veja a forma, ainda básica, que a Cortana está a assumir no Windows, mas que com o tempo melhorará. É ainda uma versão muito preliminar do que se espera que venha a ser o assistente virtual do Windows, mas plenamente funcional, apesar de algumas limitações.

Criado pelo site WinBeta, o vídeo permite avaliar já o estado de desenvolvimento desta nova ferramenta, mostrando que permite que seja realizado já um elevado número de pesquisas e de até que interage com o utilizador sempre que precisa de informação adicional para realizar uma tarefa.

Podemos ver como é feita uma pesquisa de informação, a adição de um lembrete, associado a uma localização geográfica. Muitas das funcionalidades que podem ser vistas no Windows Phone e que se esperariam estar já no Windows 10 na verdade estão ainda indisponível, sendo a limitação no acesso às fontes de dados da Microsoft.

A própria interface da Cortana no Windows 10 é ainda muito limitada e obriga o utilizador a ter de clicar num botão para poder dar os comandos.

É claro que a Microsoft irá de certeza melhorar a interface da Cortana para garantir que no início do próximo ano, altura em que se espera que seja apresentada a versão de testes para os utilizadores, esta esteja mais polida e mais simples de usar.

Todas as funções que se podem ver na Cortana para Windows 10 são em tudo similares ao que temos já no Windows Phone, podendo ser realizadas chamadas, via Skype, agendamentos de alertas, pesquisas na Internet e também obter informações diversas.

Ainda existe muito caminho a ser percorrido pela Microsoft para tornar a Cortana parte integrando do Windows 10, mas a parte mais importante e difícil parece estar feita e quase pronto a ser usado.

A Microsoft pretende unir os seus sistemas operativos num só e este tipo de sinergias vão ser cada vez mais frequentes, garantindo que a experiência de utilização seja o mais transversal possível, ao mesmo tempo que mantêm as melhores ferramentas.

Agora que chegou a novos mercados no Windows Phone, é também a vez de conquistar o Windows e finalmente trazer para este sistema operativo algo de novo e revolucionário.

Exit mobile version