Pplware

Transferências bancárias entre bancos em menos de 10 segundos

Sempre que é realizada uma transferência bancária entre entidades bancárias diferentes, o cliente que recebe o dinheiro tem de esperar sempre um longo período até que o dinheiro fique disponível na sua conta.

Com tantos mecanismos/serviços de transferência de dinheiro práticos que existem atualmente, o Banco de Portugal anunciou também agora uma novidade interessante! As transferências bancárias entre bancos podem ser agora imediatas… mas os bancos vão cobrar por tal operação.

 


Segundo o comunicado publicado pelo Banco de Portugal, o Sistema de Compensação Interbancária (SICOI) – sistema de pagamentos, gerido e regulado pelo Banco de Portugal, que processa a generalidade das operações de pagamento ordenadas diariamente pelos particulares e pelas empresas em Portugal – passou a permitir o processamento de Transferências Imediatas.

O processamento contínuo de transferências a crédito estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, com disponibilização dos fundos nas contas dos beneficiários em poucos segundos.

O modelo preconizado para o processamento de Transferências Imediatas (SEPA Instant Credit Transfer– SCT), estabelece que estas operações de pagamento devem:

O Banco de Portugal refere, no entanto, que adesão ao subsistema de Transferências Imediatas é facultativa por parte dos prestadores de serviços de pagamentos, pelo que, numa primeira fase, nem todas as instituições ativas no mercado de serviços de pagamento de retalho português terão esta solução disponível para os seus clientes. Espera-se um gradual aumento de cobertura e amplitude ao longo dos meses subsequentes, tanto ao nível das instituições participantes, como dos segmentos e canais em que o serviço é disponibilizado.

Quanto custará aos clientes?

Segundo informações do DN, no BCP o preço que o banco vai cobrar pelo serviço ainda não é público. O banco promete que o valor “será competitivo” face à concorrência. No Santander Totta, até ao final do ano, as transferências instantâneas serão gratuitas para alguns clientes – com a conta Advance ou conta Mundo 123 -, mas para os restantes clientes “terão um custo igual a uma transferência SEPA normal”, ou seja, 1,25 euros. A Caixa Geral de Depósitos ainda não tem o serviço disponível.

Banco de Portugal

Exit mobile version