Ontem, em conversa com um colega, ele questionava-me se eu sabia se actualmente já podia usufruir da TV Digital Terrestre (TDT) na sua casa. Como resposta, indiquei um serviço onde é possível verificar se a área de residência já possui cobertura e mais algumas informações interessantes sobre TDT em Portugal.
Considerando que este é um tema onde os alguns portugueses ainda têm algumas dúvidas, decidi fazer um apanhado do estado actual da TDT em Portugal.
A TDT – televisão digital terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional”).
Na Televisão Digital Terrestre, os sons e imagens dos diferentes canais televisivos são digitalizados, codificados e difundidos através do ar pelos centros emissores. Este sinal é posteriormente recebido, por intermédio das antenas individuais ou colectivas dos edifícios, e convertido novamente no som e imagem de cada canal televisivo pelos descodificadores TDT (independentes ou integrados nos televisores) instalados nas casas.
Onde posso verificar se a minha zona já tem cobertura?
A telecom disponibiliza um serviço, onde através do código postal é possível verificar se já existe cobertura na zona indicada. Para verificar se a sua zona já tem cobertura aceda aqui
Quantos emissores TDT já se encontram em funcionamento?
Segundo dados de 12 de Outubro de 2010, existem 124 emissores instalados. A PT continuará até ao final do ano a reforçar a cobertura TDT no país com a instalação de mais emissores em outras localidades;
Quais os canais disponíveis?
A TDT disponibiliza, para além da RTP1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), e ainda um canal em Alta Definição (HD – High Definition), partilhado pelos operadores;
Actualmente, tem disponível o serviço gratuito de televisão com 4 canais através de uma antena convencional?
A sua antena, em princípio, deverá estar já preparada para a TDT. Verifique se já tem uma TV ou descodificador compatível com a norma MPEG-4/H.264.
Possuindo uma antena UHF instalada e um descodificador compatível, basta ter a antena exterior, ou interior onde houver cobertura indoor, orientada para o emissor TDT mais próximo da sua zona e sintonizar os seus equipamentos para o digital, utilizando a sintonia automática do seu equipamento ou, caso prefira, sintonizando o seu descodificador no canal 67 da banda UHF se estiver em Portugal continental ou na Região Autónoma da Madeira, ou no canal 61 na Região Autónoma dos Açores.
Caso a minha televisão não tenha suporte para TDT, tenho de comprar uma nova?
Não. Apenas terá de comprar um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, caso não possua já um equipamento que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.
Preciso de comprar uma antena nova?
O serviço de Televisão Digital Terrestre é fornecido através do ar e necessita, por isso, de uma antena exterior de recepção para captar o sinal televisivo. Em alternativa, poderá ser utilizada uma antena interior, embora a cobertura indoor seja bastante mais limitada.
Se já utiliza a recepção analógica terrestre e dispõe de uma antena de recepção UHF e respectiva cablagem até aos seus televisores, apenas necessitará de adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264 (caso não possua TV com suporte para TDT).
Exemplo de Antenas:
Posso ter TDT no meu computador?
Sim, poderá ver a TDT no seu computador, tal como usufruir de todas as suas funcionalidades.
Para tal, precisa de uma placa de televisão compatível com a tecnologia DVB-T. Neste caso específico não necessitará de procurar a norma MPEG-4/H.264, uma vez que o próprio computador deverá fazer a descodificação desta norma. Pode encontrar estas placas de televisão no seu vendedor habitual de equipamento electrónico;
Quanto custará mudar para a digital?
A recepção das emissões da TDT é gratuita. Se já utiliza a recepção analógica terrestre com 4 canais (5 nas Regiões Autónomas), o custo de mudança para digital corresponde apenas ao valor do descodificador que terá que ser compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, caso não possua já um equipamento de TV que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma;
Quando será desligada a TV analógica?
O fim anunciado da televisão analógica já tem data marcada, com um plano faseado para as diferentes zonas do país. A primeira zona a perder o sinal será Alenquer, dia 3 de Fevereiro de 2011. Seguem-se Cacém e Nazaré a 7 de Abril e a 5 de Maio, respectivamente. Toda a informação sobre o “switch off” aqui;
Artigos relacionados