Pplware

IVAucher: Bancos aderem ao programa de descontos do governo

Desde o passado dia 1 de julho que está em funcionamento o programa IVAucher. Como é sabido, este programa é um sistema de incentivos do Governo Português, que permite aos consumidores acumular o valor do IVA pago nos setores do alojamento, cultura e restauração.

De acordo com notícias recentes, os bancos vão disponibilizar os terminais de pagamento automático para operacionalizar o programa IVAucher.


Terminais dos bancos vão estar ligados ao sistema IVAucher

Atualmente existem 21,2 milhões de euros que já estão à espera de serem usados pelos consumidores no âmbito do IVAucher a partir do dia 1 de outubro. Do valor total, 80%, equivalentes a 16,8 milhões de euros, tiveram origem na restauração – saber mais aqui.

Segundo informações, os principais bancos vão aderir ao programa, ao disponibilizarem terminais automáticos de pagamento para a aplicação do desconto que é dado através deste programa.

De relembra que inicialmente a SIBS ficou de fora deste programa, tendo o concurso sido ganho pela Pagaqui, do grupo britânico SaltPay.

Com este acordo, os terminais dos bancos vão estar ligados ao sistema IVAucher, isto é, ao terminal da SaltPay. Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, a solução, que “já foi apresentada às instituições bancárias” com uma “recetividade muito positiva”. Tudo deverá estar operacional a partir de 1 de outubro, data em que o valor do IVA pode ser “recuperado” pelos consumidores.

Como funciona o IVAucher?

Para usufruir do programa IVAucher o contribuinte terá de aderir ao mesmo. Para tal existem duas formas:

O valor acumulado, poderá ser descontado em compras futuras, em qualquer um dos três setores abrangidos, até ao limite de 50% por compra.

Leia também…

Exit mobile version