O IUC (Imposto Único de Circulação) é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel (e não sobre a circulação), pago até o veículo ser abatido, cujos valores são atualizados todos os anos em janeiro. É o imposto que substitui o antigo “selo do carro” e não deve ser confundido com o ISV, que é um imposto pago apenas quando o veículo é matriculado pela primeira vez em Portugal.
Este ano o IUC voltou a aumentar. Saiba já quais os valores em vigor.
Comparativamente a 2017, a subida das taxas associadas ao IUC cresceram 1,4%. As taxas adicionais que existiam em 2017, para veículos a gasóleo e para veículos que emitam mais de 180g/km CO2, mantêm-se. Não existem outras novidades que sejam relevantes para a maioria da população.
O pagamento é feito sempre no mês da matrícula portuguesa do carro ou no mês anterior. O pagamento do IUC, quando compra um carro novo ou importa um usado, deve ser feito pela primeira vez até 90 dias depois da data da matrícula.
As taxas aplicáveis aos veículos da categoria A são as seguintes:
As taxas aplicáveis aos veículos da categoria B são as seguintes:
As taxas aplicáveis aos veículos da categoria C são as seguintes:
Caso pretendam saber o valor do IUC para as categoria D,E,F e G devem aceder ao portal das finanças e procurar por IUC. Na Internet circulou também uma imagem (não oficial da Autoridade Tributária) que possui um resumo das taxas para este ano. Download aqui.