Pplware

Israel usou sistema antiaéreo naval baseado no Iron Dome

A guerra entre Israel e o Hamas começou a 7 de outubro após um ataque terrorista do Hamas que foi condenado por todo o mundo e que levou à morte de várias pessoas. Seis meses passados, a incerteza para alcançar a paz mantem-se. Recentemente Israel usou sistema antiaéreo naval baseado no Iron Dome. Saiba o que é e qual foi a finalidade.


Iron Dome é capaz de destruir mísseis a distâncias de 4 a 70 kms

O Exército israelita utilizou pela primeira vez nesta guerra um sistema antimísseis de defesa naval que é baseado no sistema ‘Iron Dome’ (‘Cúpula de Ferro’). A utilização deste sistema permitiu abater um drone que foi lançado a partir do mar Vermelho.

O Iron Dome é um sistema de defesa antiaérea desenvolvido pela Rafael Advanced Defense Systems, uma empresa de Israel. O sistema foi projetado para intercetar e destruir mísseis de curto alcance e bombas de artilharia disparadas a distâncias entre 4 a 70 kms, cuja trajetória sejam áreas povoadas.

O sistema é composto por vários componentes, incluindo mecanismos de deteção e rastreamento por radar, uma unidade de gestão e controlo de batalha e mísseis intercetores. Quando o radar deteta um projétil em aproximação, calcula a sua trajetória e determina se representa uma ameaça para a área protegida. Se sim, um míssil intercetador é disparado para intercetar e destruir a ameaça no ar.

 

Desde a sua implantação em 2011, o Iron Dome tem tido ações bem-sucedidas no “bloqueio” de foguetes e projéteis de artilharia disparados por grupos militantes como o Hamas e o Hezbollah.

A eficácia e a confiabilidade do Iron Dome tornaram-no um componente crítico da estratégia de defesa de Israel, especialmente no que diz respeito às ameaças dos territórios vizinhos.

Exit mobile version