A próxima edição da Web Summit em Lisboa decorrerá entre os dias 13 e 16 de novembro. O embaixador de Israel em Portugal anunciou, hoje, que vai boicotar o evento.
A imprensa nacional está a adiantar que o embaixador de Israel em Portugal, Dor Shapira, anunciou que irá boicotar a conferência de tecnologia Web Summit, a acontecer em Lisboa, em novembro.
O anúncio foi feito em português, por via da rede social X, depois de Paddy Cosgrave ter descrito as ações de Israel na faixa de Gaza como sendo “crimes de guerra”.
Escrevi hoje ao Presidente da Câmara de #Lisboa informando-o que Israel não participará na conferência @WebSummit devido às declarações ultrajantes proferidas pelo Diretor Executivo da conferência, Paddy Cosgrave. Mesmo nestes tempos difíceis, ele é incapaz de pôr de lado as suas…
— Dor Shapira🇮🇱🇵🇹 (@ShapiraDor) October 16, 2023
É também através do X que Paddy Cosgrave, cofundador da Web Summit, tem partilhado a sua perspetiva relativamente à guerra Israel-Hamas.
First, what Hamas did is outrageous and disgusting. It is by every measure an act of monstrous evil. Israel has a right to defend itself, but it does not, as I have already stated, have a right to break international law.
Second, here’s the host of the most watched chat show in… pic.twitter.com/HDdl2MrgfC
— Paddy Cosgrave (@paddycosgrave) October 15, 2023
Contactada pelo Expresso, a organização da Web Summit reagiu com um comunicado:
Compreendemos que esta é uma altura muito sensível e dolorosa durante esta tragédia total que é a guerra. Queremos reiterar a nossa desolação pelas mortes de inocentes em Israel e Gaza. Condenamos fortemente os ataques do Hamas a israelitas.
A missão da Web Summit é a de ligar pessoas e ideias que estão a mudar o mundo, originárias de todo o planeta. Quanto mais vozes tivermos de todo o mundo, mais conseguiremos ajudar a mudar o mundo para melhor. Lamentamos que o embaixador israelita em Lisboa, Dor Shapira, já não vá participar na Web Summit. Lamentamos qualquer ofensa que possamos ter causado.
Durante o fim de semana, uma publicação de Cosgrave recebeu largas críticas, tendo sido criada a #CancelWebSummit. Além disso, o Diário de Notícias adiantou que houve parceiros, como Keith Rabois, da Founders Fund, e David Stark, da GroundUPVC, a anunciar que se vão afastar do diretor-executivo do evento.