Quer saber quanto irá efetivamente ganhar em 2020? Para tal terá de saber quanto do seu salário mensal ou pensão irá ficar retido. Esta terça-feira foram publicadas, em Diário da República, as tabelas de retenção na fonte para 2020. Saiba já qual a taxa de retenção que se aplica ao seu salário.
As tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidas por titulares residentes no continente para vigorarem durante o ano de 2020 já estão disponíveis.
As tabelas agora aprovadas refletem, para além da sua adequação à taxa de inflação e a atualização automática do valor do mínimo de existência, o progressivo esforço de ajustamento entre as retenções na fonte e o valor de imposto a pagar decorrente das alterações aprovadas em matéria de IRS, pode ler-se no Diário da República n.º 14/2020, Série II de 2020-01-21.
Novas tabelas de Retenção na Fonte
A retenção de IRS é uma forma do Estado arrecadar receita ao longo do ano através de um desconto mensal aos trabalhadores, tentando antecipar o que deve ser o imposto anual a pagar pelos contribuintes. Para saber quanto vai efetivamente ganhar, basta que obtenha as tabelas aqui e verifique qual a sua situação familiar.
De acordo com as novas tabelas, até 659 euros brutos por mês os contribuintes ficam isentos da retenção de IRS. De relembrar que em 2019 o valor era de 654 euros. Relativamente aos pensionistas, foram atualizadas em 0,7%.