Pplware

IRS: Foi encontrado um bug no simulador

Simulações de IRS não batem certo com os reembolsos

A primeira fase da entrega do IRS já passou, estando neste momento a decorrer a segunda fase onde se incluem os trabalhadores independentes e outros que não fazem parte das categorias A (trabalho dependente) e H (pensões).

Mas sabe-se agora que os contribuintes que entregaram nos primeiros dias de Abril foram afectados por um bug…e as simulações de IRS feitas não batem certo com os reembolsos.

O alerta foi dado pelo site contaspoupanca que revelou a existência de um bug no simulador. Este bug está relacionado com a tributação conjunta, algo que agora pode ser modificado sem qualquer tipo de multa.

Os responsáveis pelo site contactaram a Autoridade Tributária e Aduaneira, que confirmou a existência de um bug e informou que o mesmo já está resolvido.

Foi identificada uma falha no simulador que está disponível no portal e que tem que ver com a tributação conjunta. A referida falha foi corrigida logo no primeiro dia de entrega das declarações.  Ainda assim, todos os contribuintes afectados por esta situação e que tenham, com base na simulação efectuada, optado pela tributação separada ou conjunta, consoante o que se mostrou ser mais favorável, poderão entregar uma nova declaração sem qualquer coima associada para que não sejam prejudicados de forma alguma.

Na sequência dos trabalhos que têm vindo a ser realizados nos últimos anos, a plataforma das finanças está mais completa mas também mais complexa.  Isto leva a que muita das vezes sejam encontrados bugs e reportados pelos próprios contribuintes. As resolução dos problemas são por norma rápidas.

Neste caso, como referido, os contribuintes podem agora proceder à alteração, caso necessitem, sem o pagamento de qualquer coima. Esta situação pode levar a que os reembolsos do IRS sejam inferiores ao valor apresentado na simulação quando foi feita a entrega.

Exit mobile version