Foi no dia 1 de abril que se iniciou o prazo de entrega da declaração de IRS referente a 2016. Este ano, existiram algumas novidades, nomeadamente no prazo de entrega que foi alargado para 2 meses, um prazo único independentemente do tipo de rendimento recebido ou da forma como seria entregue a declaração.
Este prazo termina hoje!
Os contribuintes têm até ao final do dia de hoje (31 de maio) para efetuar a entrega da declaração de IRS referente aos rendimentos auferidos durante o ano de 2016.
Este ano, o processo de entrega está relativamente mais simples com o preenchimento automático da declaração para os pensionistas ou trabalhadores por conta de outrem sem dependentes ou ascendentes a cargo e os reembolsos estão também a acontecer de uma forma mais célere.
Já submeti a minha declaração, quando será pago o reembolso?
Se já submeteu a sua declaração saiba que pode consultar o estado do reembolso. Para tal, deverá aceder ao site das Finanças e selecionar Serviços Tributários > Consultar. Em seguida deverá, em Informação Financeira, escolher a opção Movimentos Financeiros.
O passo seguinte será escolher o ano de exercício – 2016 -, em Imposto, selecionar a opção IRS e pesquisar.
Se aparecerem valores nos resultados, carregue em detalhe para ver o estado do reembolso. Se ainda aparecer tudo a zeros significa que o reembolso ainda não foi emitido.
Saiba mais em Finanças: Saiba como consultar o reembolso do seu IRS
Segundo o artigo 77º do Código do IRS, este ano a liquidação do IRS deverá acontecer até 31 de julho.