O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta quarta-feira, o distrito de Lisboa sob aviso vermelho para precipitação até às 2h00 desta quinta-feira. Além de Lisboa, Faro e Santarém também estão em sob aviso máximo.
Os bombeiros pedem que ninguém saia de casa por causa da chuva forte e prováveis inundações.
Lisboa: São várias as inundações…
A Proteção Civil reforçou hoje os avisos à população devido à chuva intensa, vento forte e agitação marítima que se vai sentir até sexta-feira à noite em todo o país, com especial incidência no centro e Sul.
Se aceder ao site do IPMA, verificará que Lisboa está em aviso vermelho até às 2h.
Desde cerca das 19 horas que a chuva forte se intensificou na zona da Grande Lisboa, acompanhada por trovoada, havendo relatos de várias inundações, refere o JN.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa recomendou às pessoas a ficarem em casa e informou que a cidade está sob aviso vermelho devido ao mau tempo.
De acordo com o portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 0:00 existiam 113 ocorrências relacionadas com “meteorologia adversa”, a maioria no distrito de Lisboa (63). Setúbal (29), Faro (cinco), Santarém (cinco), Leiria (quatro), Aveiro (três), Porto (duas), Castelo Branco (uma) e Coimbra (uma) são os outros distritos afetados.
70% das ocorrências são relativas a inundações, afirmou fonte da Proteção Civil à Lusa. “Por enquanto, não temos danos de estruturas ou vítimas. São situações pontuais devido à acumulação da precipitação e estão a ser resolvidas”, acrescentou.
Vários túneis e ruas em Lisboa encontram-se encerradas ao trânsito devido a inundações