Segundo a Blaze Software, é o Android cerca de 52%!!
A empresa Blaze Software, apresentou ontem um estudo que demonstrou que o browser que acompanha o sistema operativo da Google é mais rápido que o disponibilizado no iOS da Apple. Este estudo teve por base as últimas versões destes dois sistemas operativos e os browsers que estão disponíveis. A forma de medir esta velocidade baseou-se no acesso a 45 mi páginas e o estudo demonstrou ainda que o browser do Android foi mais rápido a carregar estas páginas em 84% dos casos.
Nos últimos tempos ambas as companhias apostaram no desenvolvimento destes browers, sendo dada uma especial atenção aos motores de javascript que os acompanham. Apesar de todos estes esforços a Google consegue ter uma margem considerável em ambas as métricas que foram testadas.
A Blaze Software refere que este teste é diferente do habitual pois em vez de se concentrar em testes já definidos e com recurso a métricas bem conhecidas e usadas, focou-se na experiência de utilização. Os sites usados nos testes são os que fazem parte da lista das maiores empresas segundo a Fortune 1000. Os equipamentos usados foram o iPhone 4 e o Google Nexus. O acesso à rede foi feito através da ligação wifi e foram tomadas medidas em dias distintos. No total foram carregados 45 mil sites e foi com os valores obtidos que foram feitas as contas e retiradas as conclusões.
A forma de carregamento das páginas foi realizada recorrendo a uma aplicação desenvolvida pela Blaze Software e que medem o tempo de carregamento de cada página. Podem ver e testar essa aplicação neste link.
Os resultados foram conclusivos e demonstraram que a Google está muito à frente da Apple no que toca ao browser que acompanha o seu sistema operativo móvel. Apenas em 16% dos sites visitados a Safari consegui um resultado inferior ao browser do Android. O tempo médio de carregamento de uma página foi também medido e os resultados deixaram a Google à frente da Apple, mais uma vez. Com um tempo médio de carregamento de página de 2.144 segundo, o Android conseguiu ser mais 52% mais rápido. O Safari apresentou um tempo médio de carregamentos de 3.254 segundos
Após a apresentação destes resultados depressa surgiram vozes a indicar falhas na metodologia usada. Segundo a maioria delas o teste é inconclusivo pois não foram usados os browsers reais, mas sim chamadas a estes através da aplicação usada. É um dado adquirido que os desenvolvimentos que a Apple fez no seu browser estão restritos a este e não foram disponibilizados às aplicações dentro do iOS ou às WebApps que se podem usar. A própria Apple fez referência a esta particularidade numa declaração:
“regards the tests as flawed because Blaze used its own proprietary application that doesn’t take advantage of Apple Safari browser’s Web-performance optimization”
Na mesma declaração, a Apple desvalorizou os resultados apresentados, afirmando que a diferença é marginal e de apenas 1 segundo:
“Despite this fundamental testing flaw they still only found an average of a second difference in loading Web pages”.
Apesar de todos os argumentos utilizados quer de uma parte, quer da outra, este teste demonstrou que o browser que a Google colocou no seu Android consegue ser mais rápido e dar uma melhor experiência de utilização a todos os que o usam.
Pode ser que testes deste tipo levem a Apple a abrir um pouco mais a sua plataforma e disponibilizar todas as melhorias aos programadores, melhorando na totalidade a usabilidade não só do seu browser, mas também das aplicações que estão disponíveis.