O iOS 6 está longe da perfeição, são muitos os problemas que estão a ser reportados à Apple. Foram inicialmente os Mapas, depois alguns problemas de “ruído visual” no iPhone 5, agora estão a chegar queixas de consumos de dados “não autorizados”. Segundo vários testemunhos e como conseguimos apurar, existe um bug que aumenta de sobremaneira as contas dos utilizadores no EUA e nas Europa, onde têm surgido as queixas.
Esta nova versão do iOS, com algumas alterações de prioridade de rede, que monitoriza, entre outras coisas, a disponibilidade WiFi, podendo comutar para 3G caso seja de fraca qualidade a recepção WiFi, traz um bug.
O iPhone ao entrar numa rede WiFi conhecida e com credenciais já gravadas não transfere o tráfego e continua a consumir dados 3G. O indicador, no topo do ecrã mostra que está ligado ao WiFi, mas o tráfego está a sair pelo 3G. Este comportamento faz disparar, em acumulado, o consumo de dados e sucessivo valor mensal.
Num plano de 500 MB, como existem ainda bastantes planos tarifários nos operadores, facilmente poderá um consumidor ver ultrapassado o plano e foi este um dos primeiros alarmes na Inglaterra, onde foram muitos os utilizadores queixosos, conforme informou o The Guardian.
Um dos exemplos referido pelo jornal britânico foi Alexander Lain, este utilizador tinha um plano de 500MB e, sem perceber muito bem, reparou que no final do mês tinha consumido, após ter adquirido o iPhone 5 com iOS 6, 2.7GB. Lain referiu que inicialmente pensou que este aumento brutal poderia estar associado à sua alteração de operador.
O mesmo aconteceu ao nosso colaborador Rui Sousa que, como utilizador do serviço iTunes Match, viu o seu tráfego ser rapidamente drenado pois o serviço estava a usar dados 3G, mesmo com a opção desligada, para descarregar os conteúdos solicitados ao serviço de música da Apple.
Foi uma situação que não percebi. Tinha 154 músicas a fazer download, saí de casa, onde estava a utilizar WiFi, desliguei a app Música e desloquei-me para o meu local de trabalho. Pelo caminho, segundo parece, o iPhone continuou a descarregar por 3G, o que, num minuto me consumiu mais de 100MB. Chegado ao meu local de trabalho, vejo que tinha todas as músicas descarregadas e, supostamente, estava tudo desligado em termos de dados. Qual é o meu espanto quando recebo uma mensagem “Informamos que já consumiu 1GB incluídos no seu plano de dados“.
A Apple já reconheceu que “sob determinadas circunstâncias” há um problema na troca das redes, mas afirma que é só no iPhone 5, mas, noutra situação que o nosso administrador Pedro Pinto testou, o problema também afecta o iPhone 4 e 4 S que está actualizado para o iOS 6. Neste caso, em que não tem dados associados ao tarifário, foram cobrados alguns euros por dados 3G, quando o iPhone apenas tem activado o WiFi.
A Apple, para o caso norte americano, disponibilizou, aos clientes Verizon, um guia para optimizar o seu plano de dados, o que não resolve a situação.
É certo que o iOS 6 traz novas funções, mas ainda não estão, ao que parece, totalmente verificadas, em termos de optimização e automatismos.
A si, utilizador do iOS 6, tem ou teve a percepção deste problema no seu tarifário?