A Apple não faria um iPhone que fosse rotulado de fracasso de vendas, não nos dias de hoje, não de uma forma deliberada. Todo o processo do iPhone 5C, lançado em setembro de 2013, foi estratégico, desde a concepção ao lançamento.
Os números não enganam. Embora fosse apontado como um flop, várias fontes estão a apontar as vendas do iPhone 5C como surpreendentes. A Apple vendeu 51 milhões de smartphones no quarto trimestre de 2013, segundo os analistas estiveram 4 milhões abaixo das expectativas do mercado, contudo somaram-se 12,8 milhões de vendas do iPhone 5C, 31,9 milhões do iPhone 5S e 6,4 milhões do iPhone 4S.
Recentemente alguns analistas do mercado dos smartphones consideraram que a Apple fracassou ao lançar o iPhone 5C. Pelas vendas dos smartphones concorrentes os resultados são de facto contrários ao que se veiculou.
Marcas como a Nokia tiveram vendas de 8,2 milhões de dispositivos Lumia, enquanto a marca canadiana BlackBerry fechou o trimestre com 6 milhões de unidades vendidas. Neste ponto de vista o iPhone 5C vendeu mais que todos os dispositivos com Windows Phone.
Mas é no segmento dos dispositivos Android que mais se ouve a crítica ao iPhone 5C, pelos fantásticos equipamentos lançados e a preços que podem ser bem mais atractivos, como foram dados a conhecer. Mas os números não enganam e a gigante Samsung esteve aquém de ultrapassar a empresa de Cupertino, pois o Galaxy S4 “apenas” vendeu 9 milhões de unidades.
Claro que o mercado tem mais oferta e de outras grandes marcas, como a LG, por exemplo. Se somarmos as vendas do LG G2 também não é ultrapassado o valor do iPhone 5C, pois a LG vendeu somente 2,3 milhões de smartphones G2, totalizando o somatório em 11,3 milhões de unidades, anda 1 milhão aquém do valor de vendas do iPhone 5C.
Claro que o facto de ser lançado em Setembro para atravessar o Natal, estar parado em loja e em stock nos grandes revendedores – como foi dado a conhecer que 3 milhões de unidades estão encalhadas – podem justificar os números de vendas mas não livram a Apple de receitas menores. Por algumas dessas razões a Apple não encomendou novas unidades do modelo 5C desde o final do ano passado, embora tenha surgido a informação que se preparava para lançar uma versão do iPhone 5C com 8GB e que se confirmou.
Já que caminhamos a passos largos para o timing de lançamento de um novo iPhone 6, ou quem sabe de um sucessor do iPhone 5C, num futuro próximo a marca de Cupertino terá de mudar de estratégia para escoar o produto que ainda falta vender. A Apple poderá ter de baixar o preço do iPhone 5C para ter espaço de manobra, contudo, este poderá ser o substituto do iPhone 4S nessa altura de novos lançamentos e produto não falta à Apple para vender.