O iPad está, sem margem para dúvidas, a criar o seu espaço na sociedade. Muitos são os utilizadores que abandonaram outras formas de navegar na Internet para apenas dedicar a sua atenção ao tablet da Apple. A evidência é tal que o site Pingdown apresentou uma estatística curiosa, face à actual realidade dos Estados Unidos.
Segundo os dados apresentados, existem já mais iPads a navegar, que máquinas com o sistema operativo Linux.
O gráfico a seguir mostra números estatísticos retirados do Statcounter. Estes números baseiam-se numa média de visitas feitas em mais de 3 milhões de sites. Como podem ver, o sistema operativo mais utilizado nos Estados Unidos nos primeiros 19 dias de Abril foi o Windows, com 82% de mercado, de seguida vem o Mac OS X com 14.9% da fatia desse mercado, depois o iOS com 1.18% seguido do Linux com apenas 0.71% das escolhas dos utilizadores.
Estas estatísticas têm um ponto muito interessante, pois segundo a Statcounter os valores de mercado do iOS apenas dizem respeito ao uso de iPads, pois os iPhones e iPod Touch estão fora desta contagem. É um sinal claro do crescimento deste mercado, principalmente porque os dispositivos com iOS reclamam já 1.13% de todas as plataformas de navegação, comparando com apenas os 0.85% de dispositivos com Linux.
Outras nações com iPad
O iPad já chegou a outros mercado para lá das fronteiras dos Estados Unidos da América. No entanto ainda não podemos ter como definida essa margem capturada para a preferência do iPad, isto porque os pedidos ainda por satisfazer rondam os milhões de iPads, mesmo em Portugal, o mercado está faminto de iPads 2.
Mas contando com um ano de mercado podemos ver os seguintes valores:
- No Reino Unido, o mercado iOS situa-se acima dos 0,94% em comparação com os 0.74% do mercado Linux.
- No Canada, o iOS para iPad atinge os 0.91% versus os 0.76% para Linux
- Na Austrália, o cenário é de 1.19% para o iOS do iPad em comparação aos 0.66% do Linux.
- Na Holanda temos 1.16% para iPad versus 0.81% para Linux.
Ninguém pode dizer que o tablet da Apple não é popular nos dias que correm, e que a marca de Cupertino não está numa forte aceleração no crescimento e na propagação dos seus dispositivos pelo mundo que consome tecnologia. Estes dados apenas se referem a um ano, podemos imaginar quando este novo gadget, o iPad, tiver alguns anos de vida.