Embora possamos encontrar tablets Android de excelente qualidade, também é verdade que ainda estão muito longe da qualidade e usabilidade que um iPad oferece. Não é menos verdade que este segmento também não é trabalhado como é, por exemplo, o segmento dos smartphones, em termos de equipamentos concorrentes à Apple. Há um fosso enorme entre um iPad e um qualquer tablet Android.
Assim, não é de estranhar que os utilizadores do tablet da Apple o usem substancialmente mais que os utilizadores de qualquer tablet Android quando o assunto é navegar na Web. E a diferença é esmagadora!
Não há neste segmento uma corrida lado a lado entre os tablets Android e os tablets Apple, esqueçam. O iPad é absolutamente arrasador quando analisadas as estatísticas de tráfego Web. Estes dados são fornecidos pelo serviço de publicidade online Chitika, correspondente ao tráfego nos Estados Unidos e Canadá.
Mas o que é a Chitika?
A Chitika Ads é hoje uma das maiores referências de publicidade contextual dos Estados Unidos. A primeira empresa de publicidade contextualizada a entrar no mercado, muito antes do Google Adsense.
A sua constante monitorização de todo o tráfego realizado nos Estados Unidos, permite retirar ilações importantes sobre o mercado em si, neste caso mais concretamente na utilização da Web por parte dos tablets.
Os dados, que foram disponibilizados pela Chitika Insights, apresenta a distribuição de acessos Web, através de tablets, no início de Abril de 2014 e tendo como amostras de utilização as impressões de publicidade online vistas nos tablets de dezenas de milhões de utilizadores americanos e canadianos.
Para além de não haver nenhuma empresa que esteja perto dos resultados da Apple, todas as marcas de tablets Android combinadas não estão nem perto do que os iPads significam para o mercado online.
O resultado é, tal como a empresa Chitika apelida, de “elephant in the room”, uma referência à desproporção existente entre os números do iPad e dos restantes tablets Android.
Mesmo sentindo que ano após ano a Apple perde distância na sua liderança no mercado mobile, o facto é que o seu mais próximo concorrente, a Samsung, conta apenas com 8.3% do tráfego Web, em comparação com os 77.2% da Apple, não deixando margem para dúvidas sobre quem tutela este mercado online. Estes valores poderão dizer muito em relação ao futuro, tendo em conta que é um segmento ainda a crescer.
É certo que o online sempre foi uma arma para a Apple, os utilizadores dos dispositivos da marca de Cupertino navegam mais, usam mais recursos online, quer seja nos tablets como nos iPhones.
No mercado nacional, não havendo números conhecidos, o cenário será diferente, mesmo pela quantidade de tablets Android existentes, contudo, numa comparação de quem navega e utiliza recursos online, certamente não existirão também surpresa.
Na sua opinião, a que se deve esta diferença tão acentuada?