A luta por conseguir libertar o iOS das regras impostas pela Apple é inglória, mas quase sempre pende para o lado de quem o procura. O jailbreak é algo que muitos procuram, mas que nem sempre surge quando mais precisam ou querem.
Foi agora anunciado que o iOS 7.1.1, a mais recente versão pública, foi quebrada e já existe jailbreak untethered. Quem conseguiu esta proeza foi uma equipa Chinesa, de nome Pangu.
O que esta equipa agora conseguiu já muitos procuravam há bastante tempo. Uma forma de libertar o iOS das limitações da Apple, de forma permanente e com a capacidade de instalar a loja de aplicações conhecida, o Cydia.
Assim que foi lançada esta ferramenta muitos desconfiaram da sua veracidade e acima de tudo do que ela iria fazer aos equipamentos Apple. Havia a suspeita de que instalaria uma loja de aplicações Chinesa, com pouco controlo para o utilizador e que provavelmente iria dar acesso a conteúdos ilegais e sem controlo.
Mas depois de lançada e analisada por vários membros de outras equipas que procuravam o jailbreak depressa foi percebido que esta ferramenta é efectivamente capaz de fazer jailbreak à mais recente versão do iOS, que existe uma forma simples de não instalar a dita loja de aplicações ilegais e que esta versão não contem qualquer tipo de malware.
Aside from the piracy store and enterprise certificate… The http://t.co/R6FhChhJPN jailbreak does not have “spyware” or malicious trails.
— iH8sn0w (@iH8sn0w) 23 junho 2014
Para já o Pangu apenas está disponível para Windows, mas espera-se que dentro de poucas horas surja uma versão para OSX.
A interface da ferramenta está toda ela em Chinês, o que não facilita a sua utilização. Também se espera que em breve seja lançada uma versão em Inglês.
O processo de jailbreak com o Pangu não é complicado, mas requer alguns passos importantes. Em primeiro lugar devem desabilitar a instalação da loja de aplicações ilegais e em segundo devem alterar o relógio do vosso iOS para uma data específica.
Podem ver todo o processo de jailbreak no vídeo abaixo. Nele todos os passos necessários são explicados e apresentados com todo o detalhe.
O jailbreak que o Pangu disponibiliza pode ser aplicado na maioria dos dispositivos móveis da Apple. A lista que para já se sabe ser suportada é a seguinte: iPhone 4, iPhone 4s, iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPod touch 5ª geração, iPad 2, iPad 3, iPad 4, iPad Air, iPad mini e iPad mini com Retina Display.
Está mais uma vez apresentada uma forma de tornar o iOS livre e de poder aplicar as costumizações ao gosto do utilizador, sem qualquer problema.
Depois de ter sido apresentada uma versão não oficial e muito privada para o iOS 8, é agora a versão anterior, a 7.1.1 a ver ser disponibilizada uma ferramenta para fazer o Jailbreak.