Estamos a chegar perto da keynote WWDC da Apple, que é já na próxima segunda-feira. Como é normal, começam a aparecer mais detalhes do que será lá tratado. As novidades começam a surgir.
A Reuters deu a conhecer que a Apple planeia atualizar o ARKit, a estrutura de realidade aumentada da empresa de Cupertino para iOS. Esta nova versão terá a capacidade de permitir que dois utilizadores com o iPhone vejam o mesmo objeto virtual no espaço. O que estará para chegar de software ao mercado?
WWDC: Apple e as novidades ARKit
A Apple, com a introdução do iOS 11 e do iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, chamou a si também o quinhão dedicado à realidade aumentada que o mundo tem vindo a experimentar. A empresa deverá implementar os recursos necessários para os utilizadores usufruirem desta tecnologia que respeite a privacidade dos dados dos utilizadores.
Segundo o que está a ser veiculado, a Apple está a evitar preocupações com esses dados, não os quer nos seus servidores, quer que toda a informação gerada seja tratada localmente entre iPhones:
A Apple na próxima semana lançará ferramentas para permitir que dois utilizadores do iPhone partilhem a realidade aumentada. O objetivo é que dois utilizadores vejam o mesmo objeto virtual no mesmo espaço por meio dos seus dispositivos individuais. A abordagem, que não foi relatada anteriormente, difere da da Google, que exige que as digitalizações do ambiente de um jogador sejam enviadas e armazenadas na nuvem.
O relatório também menciona as informações anteriores da Bloomberg que têm origem em novembro passado, e diz que a Apple planeia lançar jogos com AR entre os jogadores. Tirando a questão da privacidade, a restante informação parece ser a mesma que foi veiculada anteriormente.