Será a próxima geração do Magalhães? As crianças, podem ter mais uma razão para sorrir. A Intel refrescou a sua linha de portáteis Classmate, especialmente concebida para um uso intensivo das crianças. Esta linha de pequenos computadores, foi conhecida por servir como base ao conhecido projecto português Magalhães. Será que esta nova aposta da Intel se irá perspectivar como a versão 3.0 do Magalhães?
A Intel lançou ontem, uma versão refrescada da sua linha Classmate. A nova linha apresenta-se no campo das suas características, a um nível semelhante aos mais recentes ultraportáteis. Melhor processador, maior capacidade de expansão de memória e um grande salto na autonomia, são marcas distintivas desta nova actualização.
[ 01 ] [ 02 ] [ 03 [ 04 ] [ 05 ] [ 06 ] [ 07 ] [ 08 ] [ 09 ] [ 10 ] [ 11 ] [ 12 ]
Embora a informação sobre alguns componentes não tenha sido avançada com mais detalhe, apresentamos de seguida as principais características do novo Classmate:
- Processador: Intel Atom 450 (1.66 GHz de frequência)
- Disco rígido: 160GB com protecção anti-choque, com opção de disco com tecnologia flash até 32 GB
- Bateria: 4 células com autonomia até 4.40h com opção de 6 células com autonomia até 8.30h
- Memória base: 1 GB
- Periféricos: Teclado e Touchpad à prova de água
- Ecrã: Táctil de 10.1 polegadas (1024×600) com resolução até 1366×768 pixéis de resolução (à prova de água)
- Conectividade: Wifi, com opção de 3G, GPS e WiMAX
- Expansibilidade: Duas portas USB 2.0, leitor de cartões SD
- Sistema Operativo: Windows XP/7 ou versão de Linux da Intel (provavelmente o MeeGo)
- Outros: Webcam integrada e rotacional, com microfone de modo a promover um ensino de e-learning; Acelerómetro.
- Revestimento a material anti-choque, com a tradicional pega que marcou as gerações anteriores deste equipamento
Uma das principais novidades é claramente o ecrã táctil desta nova geração de Classmates. A Intel percebeu que estamos inseridos num ambiente tecnológico, propício a dispositivos sensíveis a toque e parecendo que não, era uma funcionalidade que faltava às gerações anteriores como o Magalhães. Já que por vezes só com as suas próprias mãos as crianças podem dar asas à sua criatividade.
A distribuição destes pequenos computadores, será feita nos principais países europeus e está confirmado pela Intel que o Classmate estará disponível em Portugal. A questão será, se de facto este novo Classmate irá ser apresentado ao mercado Luso, como a próxima geração do Magalhães ou desta vez a Intel irá utilizar a sua máquina de marketing, dispensando o “branding” português.