Pplware

Intel quer adoptar o USB Type C como padrão para áudio

O USB Type C tomou de assalto o mundo tecnológico, sendo a mais recente forma de ligação para portáteis, smartphones e outros gadgets. Com muitas potencialidades, em várias áreas, uma das mais faladas é para o áudio.

A Intel tem esta ideia bem definida e prepara-se para começar a usá-lo como alternativa ao tradicional jack de 3.5mm para headphones.

O abandono das tradicionais ligações analógicas para transmissão de áudio começou já a tomar forma e as primeiras alternativas estão já no mercado. Para além destas propostas reais, há rumores que marcas como a Apple vão seguir este caminho, abrindo finalmente a porta a áudio com melhor qualidade e com outras possibilidades.

A Intel tem no seu roadmap esta ideia e quer alterar a forma como ligamos os nossos headphones aos dispositivos móveis, fazendo uso de muita da tecnologia já existente. O USB Type C é a proposta mais lógica e será essa nova tecnologia a escolhida.

Do que se sabe, os planos da Intel não se limitam a dar mais qualidade sonora com a utilização desta interface. A empresa quer abrir o leque de possibilidades a outras tecnologias áudio, dando aos headphones novas capacidades.

O problema que a Intel vai encontrar está já a ser vivido por outras marcas. A mudança para o USB Type C está a ser lenta e a indústria tem sempre relutância em abandonar estes formatos analógicos.

O que poderá apressar a sua adopção é a necessidade de criar equipamentos mais finos e com novas e melhores funcionalidades. A Apple já deu esse passo com o MacBook e a Google com vários equipamentos. O mais lógico será as marcas seguirem esse caminho.

O USB Type C tem muito para oferecer e está apenas agora a começar a ser descoberto. O áudio será uma área importante, mas outros se seguirão.

Exit mobile version