Depois de apresentadas as novidades do MIUI 7, no passado dia 24 foi disponibilizada a versão MIUI 7 Beta para quase todos os dispositivos Xiaomi.
Veja como instalar a nova versão MIUI 7 no seu smartphone Xiaomi.
A nova versão Global MIUI 7, ainda em Beta, foi disponibilizada para os modelos Redmi 1S, Redmi 2, Redmi Note 3G/4G, Mi 3, Mi 4 e Mi 4i. Se tiver um dos modelos referidos, pode já fazer a actualização. Os modelos Redmi 1, Mi Note, Mi Note Pro, Mi 2A e Mi Pad, para já ainda não têm a nova versão disponível.
A nova versão do MIUI, além de alterar a arrumação e estética de alguns pontos do sistema e de adicionar algumas funcionalidades, aumenta também significativamente a resposta do sistema (em cerca de 30%), tornando toda a interacção mais rápida. A autonomia está também melhorada em cerca de 10%. Veja mais informação aqui.
O que preciso para fazer a actualização?
-
Backup
Primeiro que tudo, e por razões de segurança dos seus dados no caso de algo correr mal, faça uma cópia de segurança de tudo o que tem no seu smartphone. Para o fazer, vá a Definições > Definições adicionais > Backup & restauro > Backups locais > premir em Backup.
Assim que a cópia de segurança for concluída, é recomendável copiar toda a informação para o seu computador. Ligue o smartphone à porta USB, abra o explorador de ficheiros do computador e, na unidade de dados do smartphone, navegue até MIUI > backup. Copie a pasta AllBackup para o seu computador.
Alternativamente, pode também utilizar a aplicação Mi PC Suite para gerir as cópias de segurança. Pode instalar o Mi PC Suite a partir da instalação presente no armazenamento do smartphone ou pode fazer o download a partir deste endereço.
-
Formas de instalação
Se já é utilizador da versão MIUI 6 Global Beta, deverá poder instalar esta nova versão recorrendo apenas à actualização OTA, como uma simples actualização do sistema a partir do Updater. Se é utilizador da versão Stable, então não terá essa actualização disponível e é necessário fazer o processo manualmente.
No caso de ter de o fazer manualmente, pode actualizar via Recovery (método mais simples) ou via Fastboot. O método referido neste artigo é através da Recovery. Se, por alguma razão, não conseguir actualizar por esse método, poderá ver aqui como fazer a actualização por Fastboot (pode colocar dúvidas acerca deste método, em comentário a este artigo).
Actualização via Recovery
- Faça o download da ROM a partir deste endereço.
- Abra a pasta correspondente ao seu modelo e escolha o ficheiro .zip (ícone preto). Clique em transferir.
- Assim que o download terminar, mude o nome do ficheiro para update.zip e copie-o para a raiz da unidade de armazenamento do smartphone
- Inicie o smartphone em modo Recovery. Pode fazê-lo de 2 formas:
- Abrir o Updater e, no ícone dos 3 pontos (conto sup. dir.), escolher a opção “Reiniciar para o modo Recovery”
- Desligar o smartphone e voltar a ligá-lo premindo os botões Volume+ e Power em simultâneo.
- Assim que a Recovery iniciar, deve utilizar as teclas Volume+/- para navegar nos menus e Power para validar a opção. Escolha o idioma e de seguida escolha “Install update.zip to System” (deve escolher System One, no caso de ter nome diferente do referido). Opcionalmente pode fazer uma limpeza total do smartphone, já que tem a cópia de segurança integral, seleccionando para isso a opção “Wipe & Reset” (recomendável, mas não obrigatório).
- Após a instalação concluída, deve escolher “Reboot to System One”
- Feito
No caso de agora ter feito o “Wipe & Reset” e ter apagado toda a informação pessoal, pode restaurar a cópia de segurança que fez anteriormente, quer a partir do Mi PC Suite quer pelo método manual. Se utilizou o método manual, para fazer o restauro terá de repor a pasta AllBackup no mesmo local onde estava anteriormente no smartphone (MIUI > backup) e depois ir a Definições > Definições adicionais > Backup & restauro > Backups locais > seleccionar o Backup > premir Restaurar.
Note que algumas das novas funcionalidades anunciadas estão, para já, disponíveis apenas para a Índia, como é o caso do Showtime, One Time Password, Álbum bebé e os 4 temas principais (os outros 7 temas estão disponíveis aqui). Espera-se que em breve estejam disponíveis em todos os países.
Note que o MIUI 7 não depende da versão base do Android, ou seja, a maior parte dos dispositivos ainda estão com o Android 4.4 KitKat, enquanto que apenas o Mi 4i, Mi Note Pro e Redmi 2 têm já o Android 5.0. Isso não se traduz em qualquer diferença visual nem funcional, já que é a interface MIUI que conta. Ao contrário do que poderá imaginar, as versões com Android 4.4 KitKat estão muito estáveis e rápidas, enquanto que as versões com 5.0 Lollipop ainda apresentam alguns pormenores a afinar.
Se tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários.