Por Daniel Pinto para o Pplware.com
As redes sociais, cada vez mais utilizadas por todos nós, são vias de comunicação tão ou mais importantes do que por exemplo a imprensa escrita. A velocidade de disseminação da informação e a capacidade de nos permitir responder tornam estes meios mais apetecíveis a todos nós, e como qualquer meio de comunicação é sempre alvo de mensagens publicitárias as redes sociais a isto não fogem devido à questão do marketing viral, preço e capacidade de escolha do alvo da mensagem. Tendo isto tudo em conta, esta será a maior ou mesmo a única fonte de receita das empresas que mantêm as redes sociais.
Agora é a vez do Instagram. A empresa do facebook deixa o aviso aos norte-americanos que estes irão ver brevemente publicidade no meio das fotos e dos vídeos dos amigos. Agora já se conhece os moldes desta publicidade.
A sub-empresa do Facebook mostrou não só imagens da publicidade, mas explicou também que o texto “Sponsored” irá funcionar como um link para um breve texto a explicar como funcionam os anúncios.
As imagens de promoção de produtos e serviços irão começar a aparecer de forma aleatória nas contas dos utilizadores dos EUA nas próximas semanas, mostrando assim nomes de empresas com a Lexus, Levi’s, McDonalds, Paypal, etc…
A ideia, segundo explica o próprio Instagram, no seu blog, não é mudar o conceito actual de como coloca e apresenta os seus vídeos e fotografias, esta nova funcionalidade deve-se à crescente importância desta rede social.