Há um caso que está manchar os exames do 12º ano! Segundo revelações, que estão já a ser investigadas pelo Ministério Público, dias antes da realização do exame de Português do 12º circulou nas redes sociais, uma gravação que informava dos conteúdos que iam sair na prova de avaliação.
Não se sabe ainda a identificação da aluna mas esta acaba por identificar a fonte da sua informação.
De acordo com as informações, foi no WhatsApp que começou por circular uma gravação que desvendava os conteúdos do Exame de Português do 12º ano. A gravação acabou também por aparecer, posteriormente, em algumas redes sociais.
Na gravação, que segundo consta parece ter sido realizada por uma aluna que ainda não se conhece a identificação, pode ouvir-se a estudante a dizer: “Ó malta, falei com uma amiga minha cuja explicadora é presidente do sindicato de professores, uma comuna, e diz que ela precisa mesmo, mesmo, mesmo só de estudar Alberto Caeiro e contos e poesia do século XX. Ela sabe todos os anos o que sai e este ano inclusive”, revela o Expresso.
A verdade é que tudo o que revelado na gravação foi o que precisamente saiu no exame nacional.
O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) emitiu já um comunicado onde refere que vai remeter para a Inspecção Geral da Educação e Ciência e para o Ministério Público todas as informações de que dispõe sobre o caso para efeitos de averiguação disciplinar e criminal.
A situação foi denunciada ao Ministério da Educação por Miguel Bagorro que teve conhecimento da gravação no sábado, através de um aluno a quem dava explicações de Português.