Pplware

Incêndios: Governo anunciou 45 medidas de apoio! Conheça as principais…

O Conselho de Ministro reunidos extraordinariamente em Viseu aprovou o quadro “a adotar em situação de incêndios de grandes dimensões, com consequências no património e na economia de famílias e empresas”. Conheça a principais medidas.


Segundo foi revelado, este quadro é “a base a partir da qual os governos poderão, de forma rápida e ágil, colocar no terreno medidas de apoio às regiões e pessoas afetadas”.

Principais medidas aprovadas

O Primeiro-Ministro referiu ainda mais algumas medidas:

Luís Montenegro afirmou que “o Conselho de Ministros também incluiu neste quadro, medidas excecionais de contratação pública para dar maior rapidez às empreitadas e fornecimentos”, referindo que “o papel central na definição dos apoios competirá às Câmaras, em primeira linha, e às CCDR em segunda linha, decidindo em conjunto os montantes dos apoios a conceder”.

O Conselho de Ministros aprovou ainda uma proposta de Lei, a enviar à Assembleia da República, entre as quais se inclui “a isenção de IVA aplicável à doação no âmbito da alimentação animal”.

Foi ainda aprovado o “plano de intervenção para as florestas 2025-2050.

93% dos fogos apagados em 90 minutos

O Primeiro-Ministro destacou que “não obstante os incêndios de grandes dimensões e grande duração, o nosso dispositivo no terreno apagou, nos primeiros 90 minutos mais de 93% das ignições que ocorreram até hoje”. Este trabalho “impediu que houvesse mais incêndios de grandes dimensões”, e “libertou muitos dos operacionais para os locais mais críticos”.

“Sabemos que precisamos de fazer uma avaliação profundo sobre o combate e sobre as políticas de prevenção que podem evitar que cheguemos a este extremo” disse, acrescentando que “o Governo tem tomado medidas neste sentido e está disponível para, com todos, projetar nos próximos anos políticas e medidas que se adaptem à realidade”.

Exit mobile version