Pplware

Imagens do Instagram ganham finalmente novas formas

Desde que o Instagram existe, há quase 5 anos, que é caracterizado pelo formato quadrado das fotos e vídeos, sendo o único formato disponível. Embora isso fosse encarado como algo intrínseco ao serviço, a verdade é que por vezes se traduzia numa verdadeira limitação, obrigando a que muitos dos momentos capturados ficassem de fora.

Ontem o Instagram anunciou que essa limitação terminou, sendo agora possível capturar fotos e vídeos tanto no formato paisagem como no formato retrato.

Após muita insistência do Instagram em tentar manter a sua “imagem de marca”, durante quase 5 anos, era inevitável que fosse criada a compatibilidade com os mais típicos formatos de imagem.

O formato quadrado tem sido e sempre será parte daquilo que somos.

Segundo o Instagram, 20% dos conteúdos enviados não são em formato quadrado, o que revela haver uma boa parte desses conteúdos que fica definitivamente perdida, por muita importância que tenha para o momento capturado.

Agora, na galeria de fotos (e apenas a partir deste local), existe um novo botão que permite alterar o formato da foto entre o típico formato quadrado e o formato retrato ou paisagem, dependendo da posição no momento da captura da foto ou vídeo. No entanto, na grelha de fotos presente no perfil, o formato quadrado é mantido nas miniaturas apenas por razões de aspecto limpo.

Esta nova funcionalidade deverá ter maior importância para os vídeos, já que uma gravação panorâmica é bastante mais rica que uma gravação quadrada, com a possibilidade de ajustar a intensidade dos filtros sobre os vídeos.

O formato quadrado original continua assim bem presente no Instagram, sendo sempre o formato definido por omissão numa partilha. A nova versão da aplicação já está disponível para Android e iOS.

Via Instagram

Exit mobile version