Com o IE9 a ganhar o seu espaço natural no ambiente dos bowsers, a Microsoft resolveu que era hora de dar continuidade ao desenvolvimento do seu browser, até porque a concorrência não parou e porque estes tempos são tempos de surgimento de novas tecnologias e quem ficar parado arrisca-se a perder a corrida.
O IE 10 tinha já começado a tomar forma com a apresentação da sua primeira preview e já aí se começaram a ver as novidades que este browser vai trazer na sua nova versão. Como o trabalho não parou, é agora apresentada ao público a segunda preview do IE10.
A Microsoft iniciou no IE9 a apresentação destas versões de testes para que os utilizadores possam tomar conhecimento do que é esperado das novas versões do seu browser e assim darem a conhecer ao mundo o que está a ser feito. São versões funcionais, mas não capazes de serem usadas no dia-a-dia pelos utilizadores normais. São montras de tecnologias que vão ser dadas a utilizar num futuro próximo e que servem para aguçar o apetite dos utilizadores.
As novidades que este browser apresenta são várias e vão tornar o IE ainda mais apetecível e capaz de lutar na arena dos browsers que estão no mercado. A aposta foi feita no desenvolvimento para suporte ao CSS3. As funcionalidades que foram desenvolvidas nesta nova versão são as seguintes:
- CSS3 Positioned Floats,
- HTML5 Drag-drop,
- File Reader API,
- Media Query listeners,
- Inicio de suporte para HTML5 Forms
Depois de todo o trabalho efectuado a nível de CSS da preview anterior, esta versão aposta na implementação de funções de HTML 5 que vão ser exigidas a todos os browsers num futuro muito próximo
O motor de HTML5 que esta versão nos apresenta é a mesma que tem sido usada e vista nas demonstrações do Windows 8. É um trabalho que tem sido desenvolvido pela Microsoft de forma intensiva e que se pretende que seja o mais robusta possível. A Microsoft está apostada em dotar este browser de capacidades que permitam que as aplicações Web sejam capazes de dispensar a utilização de extensões. Está ainda a apostar na divisão de tarefas por forma a que cada componente do PC faça o seu trabalho. A renderização de gráficos ficará a cargo dos GPU’s e o processamento de javascript ficará a cargo dos multi-cores dos processadores e em processos a correr em background.
A disponibilização da segunda amostra da versão 10 do IE vem reforçar a posição da Microsoft no caminho que está a ser traçado pelos seus principais concorrentes. A disponibilização de versões com ciclos de desenvolvimento e uma vida útil mais curta. Desta forma conseguem acompanhar as últimas tendências da tecnologia e estar sempre actuais face ao que vai surgindo. É uma aposta que a Microsoft não podia deixar passar, pois corria o risco de tornar o seu browser obsoleto em pouco tempo.
Testem o IE10 e vejam o que a Microsoft tem preparado para os utilizadores do seu browser. Lembrem-se no entanto que esta versão do IE apenas será usável no Windows 7. É a forma da Microsoft garantir que o IE será usado em hardware recente.
Artigos relacionados: