Pplware

Icebergue com 200 m de espessura separou-se da Antártida

No dia 1 de julho demos a conhecer que um icebergue se estava a formar. Na altura faltavam apenas 10 quilómetros para que se soltasse. Agora, o óbvio confirmou-se! O bloco gigante tem cerca de 6 mil km² e uma espessura entre 200 e 600 metros.


Iceberque já se desprendeu de Larsen C

A formação deste icebergue era acompanhada por cientistas há mais de 10 anos. Uma fenda na plataforma de gelo Larsen C iria seguir os passos do que já tinha acontecido com Larsen A em 1995 e Larsen B em 2002.

Agora, este imenso bloco de gelo, com 200 metros de espessura, não será fácil de se movimentar, mas de qualquer forma é necessária vigilância uma vez que, devido às correntes e ventos pode ser deslocado para o norte da Antártida e causar problemas na circulação do mar.

Tal como Adrian Luckman, responsável pela pesquisa, da Universidade de Swansea, no País de Gales, explicou à BBC no ano passado, como o icebergue flutua, não faz com que o nível da água do mar aumente mas, se surgirem novas plataformas, podem formar-se glaciares e direcionarem-se para o oceano.

Nessa altura, como vai derretendo devido a não flutuar, certamente vai influenciar o nível da água do mar. Se todo o gelo da plataforma Larsen C derreter, o nível do mar aumentará cerca de 10 centímetros, mas ainda é cedo para dizer que isso vai acontecer.

Fenómeno Geológico

Aparentemente, este trata-se de um fenómeno geológico, que acontece devido aos movimentos internos da Terra, a queda de blocos de gelo é frequente, embora não deste tamanho. Larsen C pode seguir os passos do que aconteceu a Larsen A em 1995 e a Larsen B, que se desintegrou em 2002 quando houve uma rutura semelhante que aconteceu também devido a uma fenda. Apesar de tudo, o aquecimento global tem certamente a sua quota parte de culpa.

Leia também

Exit mobile version