Os smartphones são hoje máquinas fenomenais com uma grande capacidade computacional e com tecnologias de ponta, permitindo uma interacção abrangente com a vida do utilizador. Este fenómeno deve-se ao facto de dependermos cada vez mais da tecnologia.
O iPhone é um equipamento que tem aumentado as áreas de interacção entre o ser humano e os dispositivos móveis, além dos utilitários para servir no âmbito social, profissional e lúdico, existe uma área onde a família iOS tem estado particularmente activa: a área dos cuidados médicos.
Existem muitas aplicações dedicadas à área da medicina, principalmente aplicações profissionais já implementadas em hospitais e unidades de saúde, mas o importante é trazer para o consumo doméstico sistemas que ajudem os utilizadores nas suas dificuldades ou nas suas carências de saúde.
Já falámos em tempos no BGStar para controlar a Diabetes e hoje deixamos um projecto que será apresentado brevemente ligado área de cardiologia.
iCard ECG é um sistema que combina o poder tecnológico do iPhone 4 com uma estrutura de de monitorização do ritmo cardiaco combinando um cartão, que pode ser anexado ao iPhone ou iPad, equipado com um par de electrodos. Estes eléctrodos comunicam com o iPhone via wireless e os valores são interpretados por uma aplicação que mostra toda a actividade cardiaca.
A AliveCor anteriormente havia desenhado um case, mas restringia a utilização deste sistema ao iPhone 4 e com o tremendo mercado de dispositivos faz mais sentido tornar este sistema universal. O cartão com os sensores é montado na parte traseira dos dispositivos, usando um velcro e comunica sem fios os dados recolhidos pelos electrodos e são interpretados pela aplicação AliveECG.
A aplicação grava automaticamente 30 segundos de pulsação rítmica do coração do auscultado e envia os dados para os servidores da AliveCor, estando depois estes dados disponíveis dos médicos que têm o paciente em observação.
Poderá ser uma solução muito interessante e que salva vidas, no entanto esta fantástica tecnologia ainda aguarda homologação pela entidade responsável. Certamente será uma mais valia que facilmente poderá encontrar noutros dispositivos fiáveis segmentos mais acessíveis e próximos dos muitos nichos de mercado. Fonte