Os sistemas de pagamentos associados aos dispositivos móveis são agora uma das mais recentes propostas. Depois da Apple e da Samsung terem chegado ao mercado, com propostas funcionais e que estão a cativar os utilizadores.
Depois destas marcas terem as suas propostas, surge agora uma nova, directamente da chinesa Huawei. O Huawei Pay está lançado e prepara-se para facilitar os pagamentos.
Esta nova proposta da Huawei insere-se nos seus planos de conseguir dar aos seus utilizadores não apenas os melhores equipamentos que estes podem encontrar no mercado, mas também de criar um ecossistema de serviços que os reforçam e que os melhoram.
O Huawei Pay esta para já apenas disponível na China e tem apenas associado a si o Bank of China, mas espera-se que cresça e que se reforce com outros bancos.
Na apresentação deste novos serviço não foram dadas informações específicas sobre as tecnologias associadas ao mesmo. Existem no entanto indicações de que necessita de terminais de pagamento específicos para funcionar, tal como o sistema da Apple requer.
Para efectuar os pagamentos os utilizadores apenas necessitam de aproximar os seus smartphones destes terminais de pagamento e o NFC irá fazer despoletar o processo de pagamento. Claro que este pagamento só é autorizado quando o utilizador colocar o seu dedo no leitor de impressões digitais do seu smartphone.
Na China este novo sistema encontrará uma concorrência feroz pois terá de se bater contra o sistema da Apple, que está a funcionar ai desde meados do mês passado.
O interesse das empresas chinesas neste campo é cada vez maior, uma vez que os próprios utilizadores começam a mostrar um interesse particular nestas formas de pagamento mais simplificadas.