Pplware

Huawei alerta Portugal sobre processo 5G e custos “astronómicos”

O 5G em Portugal continua a ser um tema em aberto. Em setembro de 2023 a Huawei Portugal avançou com uma ação administrativa contra a deliberação sobre equipamentos 5G da Comissão de Avaliação de Segurança. A empresa chinesa fez agora um aviso a Portugal sobre o processo e custos associados.


5G: Custos do processo “podem ultrapassar mil milhões de euros”

O embaixador chinês em Portugal avisou recentemente Portugal que afastar a empresa de telecomunicações Huawei do processo do 5G, por motivos de segurança, pode interromper o processo, implicando custos que “podem ultrapassar mil milhões de euros”.

Na entrevista à Lusa, Zhao Bentang referiu que a empresa chinesa está presente em Portugal há mais de 20 anos, e há uma “relação muito boa de benefícios partilhados”, contribuindo para o “desenvolvimento das telecomunicações”.

Bentang referiu que “Se a Huawei não puder fazer negócios de 5G em Portugal”, este processo “será influenciado e até parado”. O embaixador chinês frisou ainda que o “assunto causa choque para as empresas portuguesas e até para os clientes portugueses”, uma vez que “muitas empresas precisam dos negócios” do 5G da Huawei para se desenvolver e face à incerteza também sobre o desenvolvimento das tecnologias.

De relembrar que há 3 anos, em 2020, a UE acordou um conjunto de recomendações apelidadas de “5G Toolbox”, que previa a exclusão de fabricantes considerados de alto risco do núcleo das redes 5G.

Em setembro de 2023, a Comissão Europeia referiu que cabia aos Estados-membros da União Europeia (UE) decidir que fabricantes excluir do desenvolvimento das redes móveis de quinta geração.

O 5G representa a mais recente geração das redes móveis, melhorando a capacidade das mesmas em oferecer novos serviços. Ao contrário das tecnologias anteriores, muito centradas nos serviços ao consumidor, o 5G foi desenvolvido de forma a facilitar o desenvolvimento de serviços a empresas e à sociedade em geral.

Exit mobile version