Pplware

HTC explica a forma de desbloqueio de bootloaders

… nos seus smartphones, podendo haver implicações directas na garantia.

Já foi falado aqui no Pplware, neste artigo, que o bloqueio do bootloader em smartphones HTC foi bastante mal encarado pela comunidade. O bootloader faz parte do processo de arranque do sistema Android e é necessário para poder usar uma ROM modificada.

A HTC, sabendo que uma parte considerável dos seus utilizadores recorre a processos não oficiais nos seus terminais, não quis arriscar perder “essa fatia” e decidiu permitir o desbloqueio. Recentemente foram revelados os detalhes e… não são os mais agradáveis.

Pode não parecer mas a comunidade é realmente importante para que a marca possa desenvolver software que vá ao encontro do que é realmente apetecido pelos utilizadores e, obviamente, tem todo o interesse em que isso continue.

HTC continues its commitment to unlocking bootloaders and supporting the developer community. Because of the importance of this community to us, please expect an update on this about every few weeks as we make progress toward launch. Thank you for your patience and continued support! (10/Julho/2011)

Esteve em fase de testes internos, até agora, uma aplicação Web capaz de fazer o desbloqueio do bootloader de forma oficial. A ferramenta estará preparada para desbloquear os bootloaders lançados (bloqueados) nos smartphones HTC Sensation, HTC Sensation 4G (T-Mobile) e HTC EVO 3D (Sprint) que, ainda assim, vão continuar a ser vendidos bloqueados e será sempre necessário recorrer à ferramenta para o desbloquear.

Para o fazer, será necessário aceder à ferramenta Web, registar um email e… dizer Adeus à garantia.

(…) accept legal disclaimers that unlocking may void all or parts of your warranty.

Será necessário descarregar o SDK do Android e ligar o smartphone (em modo Depuração USB) ao computador para obter um identificador do smartphone. Bastará introduzi-lo na ferramenta Web e será devolvido um código, para introduzir no smartphone de forma a desbloqueá-lo.

Os smartphones referidos serão actualizados, ainda este mês, de forma a suportar este desbloqueio. A ferramenta Web estará disponível em Setembro.

Na verdade, a notícia de perda da garantia pode não ser uma grande surpresa mas, de alguma forma, desaponta a comunidade pois actualmente existem formas de repor integralmente um smartphone que já tenha sofrido mudanças de ROM e fazê-lo passar como original. A liberdade incorre em riscos e… cá estão eles.

HTC @ Facebook

Exit mobile version