Mais de um ano depois do lançamento do Windows 8, não se esperaria que um fabricante viesse oferecer produtos baseados no Windows 7.
A verdade é que esta situação está a acontecer, e com um fabricante de peso. A HP está a dar um foco bastante intenso à venda de Desktops com o Windows 7 em detrimento do Windows 8.
Foi durante este último fim de semana que a HP enviou para os seus clientes várias mensagens de email com uma publicidade bem dirigida a todos os que pretendem comprar computadores de secretária.
O caricato desta situação é o facto de estas máquinas serem comercializadas com o Windows 7 instalado e não a mais recente versão do Windows, o 8 ou o 8.1.
Toda a secção de Desktops do site da HP apresenta máquina com o Windows 7 como opção principal e apenas teremos acesso ao Windows 8 na zona de customizações, onde teremos de especificar que pretendemos esse SO.
Mas a HP não se limita apenas aos Desktops e a própria oferta de portáteis está com a mesma campanha. As ofertas com o Windows 7 são as principais, havendo apenas situações específicas em que pode ser pedido o Windows 8.
A justificação da HP para esta mudança está no próprio slogan desta campanha: “back by popular demand”! É graças as estes pedidos que a HP trouxe de volta o Windows 7.
Dada a vertente mais touch e virada para dispositivos móveis do Windows 8, não é de estranhar esta abordagem deste fabricante. Mas o que podemos encontrar noutros fabricantes é exactamente o oposto.
O Windows 7 está disponível, mas apenas de forma muito discreta e/ou apenas a pedido expresso dos utilizadores.
Apesar de as vendas o Windows 7 terem sido descontinuadas no retalho no final do passado mês de Outubro, a situação nos OEM’s é diferente e a disponibilização deste SO ainda se mantêm, sem que tenham uma data de fim
Esta decisão da HP pode ser controversa mas faz sentido para muitos dos utilizadores. O Windows 7 é um sistema operativo com provas dadas e um dos melhores que a Microsoft já produziu, ao mesmo tempo que o Windows 8 é uma abordagem completamente nova e com uma interface que ainda não é do agrado de todos e que não se adequa a muitos dos dispositivos onde pode ser usado.
A nova oferta da HP pode jogar a seu favor e captar todos os potenciais compradores que ainda não pretendem ter o Windows 8 como o seu sistema operativo, querendo ter acesso ao que está habituado.
É no entanto uma jogada arriscada pois a HP está deliberadamente a oferecer aos seus consumidores versões descontinuadas em detrimento de novas versões, com novas funcionalidades e com características mais recentes.
Está a HP a tomar a decisão certa ao oferecer estes produtos com o Windows 7?