Pplware

HP obrigada a recolher e trocar 6 milhões de cabos de energia

A tecnologia tem destas coisas estranhas. Por vezes um equipamento que aparenta estar a funcionar de forma perfeita pode a qualquer momento, e fruto de um simples erro de produção, começar a representar um perigo para os utilizadores.

A HP está agora a braços com um processo de troca de cabos de energia que estão a apresentar defeitos de fabrico. São seis milhões os cabos que a marca prevê estarem a uso e que terá de recolher e trocar.

Este processo de recolha e troca dos cabos de energia surgiu depois de terem surgido nos Estados Unidos várias queixas de consumidores terem visto estes cabos derreterem ou queimarem.

São 29 as queixas já existentes, a sua maioria proveniente dos Estados Unidos, e que dão conta do defeito que estes cabos têm. Dessas 29 queixas duas são de queimaduras ligeiras e 13 de danos em propriedade dos consumidores.

Os cabos acompanharam equipamentos que foram vendidos durante os anos de 2010 a 2012 e são maioritariamente de mini computadores portáteis e notebooks HP e Compaq, bem como para os cabos eléctricos distribuídos com os transformadores de docking stations de outros equipamentos.

A 26 de agosto de 2014, a HP anunciou um programa voluntário de recolha e substituição, a nível mundial, em cooperação com várias entidades reguladoras oficiais, para os cabos eléctricos AC distribuídos em todo o mundo com mini computadores portáteis e notebooks HP e Compaq, bem como para os cabos eléctricos distribuídos com os transformadores AC fornecidos com acessórios como as estações de acoplamento (Docking Stations), vendidos a partir de setembro de 2010 até junho de 2012.

O cabo em causa está identificado com uma marca específica (LS-15) e segundo a HP nem todos os cabos dessa série têm o problema identificado.

A grande maioria dos cabos identificados com o problema estará em utilização nos Estados Unidos, sendo o segundo país mais afectado o Canadá. Existem no entanto outros países onde podem existir cabos destes em utilização, incluindo Portugal.

Como é natural a HP recomenda aos utilizadores que tenham cabos identificados como tendo o problema que os desliguem de imediato da corrente e que parem a sua utilização.

A HP tem disponível um site para ajudar os utilizadores a identificarem os cabos defeituosos e com indicações de como proceder à sua troca junto da marca. Esse site pode ser consultado aqui.

Exit mobile version