Pplware

Hospitais da CUF sofrem ataque informático com Ransomware SamSam

Não é a primeira vez que os Hospitais portugueses são vítimas de ataques informáticos.

No final de 2016 o Hospital Garcia de Orta foi vítima de um ataque informático que incidiu no sistema onde são guardados imagens obtidas em exames médicos como radiografias ou TAC e agora há informações que o grupo de Hospitais CUF também foi alvo de um ataque informático.


A noticia foi avançada pelo DN que revelou que os Hospitais da CUF foram alvo de um ataque informático. De acordo com as informações, os hospitais do grupo José de Mello Saúde terão sido infectados pelo Ransomware SamSam.

O Ransomware SamSam é um malware que tem a capacidade de realizar ataques personalizados tendo em conta as funcionalidades que integra. Este tipo de ransomware pode fazer uso de vários tipos de exploits e também usar táticas de força bruta para realizar os mais diversos tipos de ataque.

Ao contrário de outros ransomwares, o SamSam é normalmente usado de forma moderada e existem poucos ataque conhecidos que este tipo de malware. Sabe-se também que o grupo de hackers responsável por este malware factura atualmente cerca de 300 mil dólares por mês e que está a implementar novas funcionalidades no sentido de tornar este ransomware ainda mais sofisticado.

O que é um Ransomware?

O Ransomware é uma ameaça informática que nos últimos anos tem vindo a ser uma prática muito comum por parte dos piratas informáticos. O Ransomware, também considerado com “sequestradores digitais”, são trojans que após invadirem as nossas máquinas impedem o acesso ao sistema.

Muitas vezes, o ataque é de tal forma eficiente que consegue cifrar determinados conteúdos, recorrendo a algoritmos de criptografia muito eficientes ou então os conteúdos são simplesmente compactados num ficheiro protegido por uma password. Normalmente, para voltar a aceder a esses conteúdos, o atacante pede ao utilizador um valor monetário para que este volte a “resgatar” a informação.

 

Comunicado da José de Mello Saúde

Ao final do dia de ontem surgiram dificuldades no acesso ao sistema informático da rede CUF, motivadas pelo aparecimento de um vírus, prontamente detetado e controlado.Desde o primeiro momento estamos em estreita articulação com todas as autoridades competentes, nomeadamente com o Centro Nacional de Cibersegurança, estando igualmente a trabalhar proximamente com todos os nossos parceiros na resolução desta situação.

Todos os dados do sistema estão salvaguardados, não tendo havido qualquer quebra de segurança dos mesmos.

Sabe-se ainda que a atividade nas unidades de saúde da rede CUF decorre com normalidade à excepção das consultas programadas para hoje que, por prudência, foram desmarcadas, tendo todos os doentes sido informados desta situação e de que serão contactados para remarcação, assim que todas as funcionalidades do sistema estejam restabelecidas, o que se prevê que aconteça muito brevemente.

 

(em atualização)

Exit mobile version