O HomePod é sem dúvida um equipamento Apple com grande qualidade, mas a Apple inicialmente apenas o disponibilizou nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Agora, quase cinco meses após o lançamento a Apple ampliou a disponibilidade da coluna de som inteligente no Canadá, França e Alemanha.
Portugal para já não está nos planos e, muito provavelmente, terá a ver com a falha que a empresa de Cupertino insiste em manter: não há Siri em português de Portugal.
Temos utilizado o HomePod desde o seu lançamento e sem qualquer dúvida que podemos afirmar tratar-se de um equipamento de som de altíssima qualidade. Com uma integração perfeita no ecossistema Apple, podemos usar os comandos de voz em inglês e solicitar à Siri várias ações, embora que a principal que usamos foi… música.
A par disso, a Apple fez questão de na última atualização do iOS trazer mais recursos à HomePod. Além de possibilitar emparelhar duas colunas em estéreo, o suporte AirPlay 2 trouxe um novo modo de utilização quando emparelhamos a Apple TV.
Assim, é com agrado que vemos chegar o HomePod a mais mercados. Este equipamento está disponível em branco e preto (cinzento sideral) por 449 dólares no Canadá e 349 € na Alemanha e França através da loja online da Apple e da app da Apple Store para iPhone e iPad. Também está disponível nas lojas físicas da Apple em cada país, assim como nos revendedores autorizados.
E a Siri foi atualizada?
Sim, de facto a Apple recentemente lançou uma atualização de software no HomePod que permite que a Siri fale em inglês, francês, alemão e canadiano. O site da Apple observa que o suporte para o francês canadiano ainda irá chegar este ano.
A atualização de software, emparelhado com o iOS 11.4, também introduziu suporte para som estéreo e áudio de várias salas via AirPlay 2. Além disso, a utilização da Siri permite que os utilizadores verifiquem os compromissos do calendário via HomePod perguntando à Siri.
Siri ainda está “pobre”
Pese o facto de ser apontada como uma coluna de som de nível excecional, a verdade é que todos apontam as limitações da Siri como um ponto negativo. Além disso, não permite que a Siri use outro software que não o Apple Music para reproduzir as nossas músicas. Vamos esperar que a Apple lance o português de Portugal e o HomePod no mercado nacional.