Pplware

Hola: O serviço gratuito de VPN que “vende” a sua ligação

Um serviço de VPN pode ser usado para os mais diversos cenários, como por exemplo, interligar (com segurança) duas redes locais, acesso remoto (em segurança) à rede local, ultrapassar restrições implementadas numa rede, etc.

Um dos serviços de VPN que tem vindo a ser noticia é o Hola, isto porque “vende” a ligação do utilizador.

São cerca de 46 milhões os utilizadores em todo o mundo que usam o serviço de VPN Hola para acederem a conteúdos que estão bloqueados pelo ISP ou por país.

Ao contrário de outros serviços deste tipo, o Hola é “gratuito” e funciona de uma forma colaborativa, isto é, cada utilizador “ajuda” outros utilizadores s aceder aos conteúdos.  Quem pretender uma ligação dedicada deve subscrever o Hola Premium, que custa cerca de US$ 5 por mês.

Mas o ser gratuito tem um esquema de negócio associado.

 

De acordo com o site TorrentFreak, o operador do fórum 8chan referiu que o tráfego dos utilizadores gratuitos do Hola está a ser reutilizado para fazer ataques. Os ataque estão a ser realizados através do serviço de VPNs pago Luminati, usando as ligações do Hola.

Ofer Vilenski, fundador do Hola já confirmou que as ligações gratuitas podem ser vendidas e assim serem usadas inclusive para ataques (a empresa não tem qualquer responsabilidade na finalidade da aquisição das ligações). No entanto Vilenski confirma também que foram realizados alguns ajustes para que as ligações compradas não sejam usadas com a finalidade de realizar ataques.

Exit mobile version