Pplware

Hoje é o último dia para reclamar despesas comunicadas ao Fisco

Termina hoje, quarta-feira 15 de março, o prazo para os contribuintes poderem reclamar, no Portal das Finanças, as despesas comunicadas através do portal e-fatura.

À boa velha moda do português, ainda tem umas horas.

Termina hoje o prazo para os contribuintes poderem no Portal das Finanças consultar e reclamar as despesas gerais e familiares, assim como as despesas com taxas moderadoras ou juros de crédito à habitação.

 

Como consultar?

O processo é bastante simples, basta que acedam ao portal E-Fatura, se autentiquem e depois carreguem em Consulte aqui as despesas para dedução à coleta de IRS. Não se esqueçam que o ano deverá ser 2016.

Depois, tendo em conta os valores, os contribuintes deverão verificar todas as despesas. Na área da Saúde, carregando em Ver Detalhes, podem por exemplo saber o valor de deduções relativos a taxas moderadoras.

Na secção dos Encargos com imóveis devem também verificar se estão lá os valores associados às rendas ou então aos juros de empréstimo de contratos celebrados até 31 de Dezembro de 2011.

Se tudo estiver correto basta esperar até abril para submeter a sua declaração de IRS. Caso contrário tem, até ao final do dia de hoje para proceder a uma reclamação à Autoridade Tributária. Na altura da entrega da declaração pode também alterar os valores que já se encontram preenchidos, com a exceção nas despesas familiares e dedução de iva.

Nesse local do portal existem alguns tópicos de informação auxiliar para o ajudar a perceber cada área de preenchimento.

Este ano, pela primeira vez, existe um prazo único – entre 1 de abril e 31 de maio – para a entrega das declarações de IRS, independentemente da proveniência do rendimento e da forma de entrega (papel ou Internet).

Exit mobile version