É este o site do momento. O Hoje há greve? nasceu ontem e dirige-se a todos os cidadãos que dependem dos transportes públicos no seu dia-a-dia, seja a caminho da escola ou do trabalho, e que sofrem na pele os efeitos das inúmeras greves nas últimas semanas.
A ideia surgiu a dois ex-alunos do Mestrado em Eng. Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico, Carlos Fonseca e João Neves que, ao enfrentar a necessidade de proporcionar um meio rápido e fiável para avisar os cidadãos afectados, decidiram criar este espaço que conta já com milhares de visitas só no primeiro dia.
Lançado no dia 4 de Abril de madrugada, o Hoje há greve? já conta com mais de um milhar de “gostos” e milhares de visitas. De facto, o Facebook e o Twitter têm tido um papel preponderante na disseminação desta iniciativa. “A reacção tem sido muito positiva por parte do público que tem aplaudido a iniciativa e a tem dado a conhecer aos amigos”, relata um dos criadores do site.
Segundo os mesmos, o objectivo do site não é chamar a atenção para a quantidade quase absurda de greves nos transportes públicos, mas sim concentrar num só sítio a informação dispersa pela web: “Este projecto tenta, no mínimo, incentivar as empresas e os sindicatos a disponibilizar este tipo de informação de forma clara e atempada às pessoas que são realmente afectadas, os utentes.”
Com uma interface simples e moderna, o site permite:
- Visualização cronológica das greves.
- Distinção do estado das greves: convocada ou desconvocada.
- Visualização da fonte de divulgação das greves.
- Submissão de novas greves para submeter@hagreve.com.
Agradeço ao Carlos Fonseca e ao João Neves a disponibilização de informação acerca deste novo projecto. Dê-o a conhecer aos seus amigos e conhecidos para que se possam precaver nestes tempos difíceis.
E o leitor, tem sido afectado pelas greves nos transportes públicos?