Há quanto tempo não utiliza um CD?! Muito provavelmente já não se lembra sequer da última vez que o fez. Com o crescimento dos downloads digitais, a massificação dos dispositivos com capacidade para leitura do formato MP3 e toda a sua integração em casa ou no carro, fizeram do CD algo que brevemente pertencerá ao passado.
Hoje é o dia em que se pretende utilizar um pouco de tecnologia “old-fashioned” e celebrar o 32º aniversário do Leitor de CDs… sim, o leitor de CDs é de facto tecnologia antiga. Ligue o sistema de som da sala ou o leitor portátil e tire o pó às caixas de CDs!
Lembro-me dos CDs de música terem surgido em força em meados dos anos 90. Nessa altura era já interessante receber ou oferecer um CD de música como prenda e fazer algumas trocas com amigos.
O primeiro leitor de CDs comercial com tabuleiro deslocável foi lançado pela Sony no dia 1 de Outubro de 1982, no Japão, há precisamente 32 anos. O modelo lançado foi o Sony CDP-101 e, no mês seguinte, foi lançado o Philips CD100 que incluía alguns componentes da Sony. Devido a um acordo entre os dois fabricantes, o lançamento global da tecnologia ocorreu em Março de 1983.
Consequência do desuso desta tecnologia é também a grande queda nas vendas de CDs dos artistas, motivando a criação da Lei da Cópia Privada, mas que inevitavelmente não tem volta a dar. O panorama mudou e a utilização de CDs já pertence à década passada.
Recorde este passo a passo:
- Escolher o CD a ouvir
- Ligar o leitor de CDs
- Abrir o tabuleiro ou a tampa para colocar o CD
- Abrir a caixa do CD e retirá-lo
- Colocar o CD no tabuleiro
- Premir “Play” e desfrutar
Há já muitos meses que não fazia este processo 🙂
Ainda utiliza CDs regularmente?