O serviço de mapas da Nokia tem lutado por conseguir arranjar um lugar de destaque neste nicho. Competindo com algumas propostas mais poderosas e associadas a empresas de peso, não conseguiu atingir o destaque que pretendia.
Surge agora mais uma possível frente onde poderá brilhar. O Here Maps chegou ao Android ainda numa fase beta e num exclusivo para os dispositivos da família Galaxy, da Samsung.
A novidade que a Nokia agora apresentou vai trazer o Here Maps para o Android, alargando assim a base de serviços de mapas a que os utilizadores podem aceder.
Depois de ter sido retirada da loja de aplicações do iOS por estar a ser prejudicada por comportamentos estranhos que o iOS 7 estava a introduzir, o que levava a que o seu desempenho não fosse o desejado e prejudicando a experiência de utilização.
A grande vantagem do Here face à concorrência mais directa, e também mais usada, é que pode ser usado em modo offline, garantindo aos utilizadores que não precisa de acesso à Internet para o usarem.
A nova versão Android não vai ser no entanto disponibilizada para todos os dispositivos, sendo para já um exclusivo para os dispositivos da família Galaxy.
Esta exclusividade resulta de um acordo estabelecido entre a Nokia e a Samsung e pretende avaliar da maturidade desta aplicação, que para já está numa fase de teste.
Esta parceria não se limitará a dar acesso aos Galaxy, conseguindo também o Here sincronizar mapas e rotas entre estes dispositivos e o novo smartwatch da Samsung, o Gear S, que também ele tem uma aplicação dedicada para o Here.
Todas as funcionalidades que podíamos encontrar nas versões anteriores do Here estão presentes na versão Android, sendo este serviço/aplicação muito mais do que um simples serviço de mapas.
As pesquisas estão disponíveis quer no modo online como no offline, o que garante uma utilização mais abrangente e menos dependente da Internet.
A nova versão Android pretende ser mais uma ajuda na divulgação deste excelente serviço e também uma alternativa ao que podemos encontrar no ecossistema Android.