O serviço de mapas da Nokia sempre foi uma das suas pedras fundamentais das funcionalidades que oferecem aos utilizadores. Com uma integração profunda com o Windows Phone, tem conseguido alargar as suas fronteiras e hoje é já uma alternativa viável no Android.
Os desenvolvimentos têm seguido um ritmo certo e agora surgem mais novidades, tendo sido retirado o estatuto de beta, o que representa que o Here Maps se tornou estável e oficial na versão do Android.
A nova versão do Here Maps foi melhorada em vários aspectos, tornando-se ainda melhor de utilizar e mais adaptada ao que os utilizadores realmente necessitam.
Esta é, segundo a Nokia, a aplicação mais usada nos dispositivos Android, das que permitem ao utilizador guardar mapas em modo offline.
Com esta base de utilizadores já estabelecida, a Nokia tinha necessidade de a maturar ainda mais e torná-la a ferramenta que todos esperavam.
Por isso aplicou-lhe algumas melhorias importantes e que vão tornar a sua utilização ainda mais fluída e mais intuitiva.
As melhorias nos processos de definição de rotas vêm aumentar a rapidez com que os utilizadores podem começar a navegar, eliminando de imediato as que podem ser menos interessantes.
Depois existem melhoria nos próprios mapas que se tornaram ainda mais interactivos e com acesso a ainda mais informação. Com um simples toque no ecrã o utilizador tem agora acesso a muito mais informação e ainda a mais dados sobre os locais.
Passou agora a haver informação na forma de mapas 3D para locais onde existe a possibilidade de aceder a vários níveis de informação. Esta tipicamente está associada a edifícios e a outros locais similares, sendo de imediato apresentada de forma estruturada.
Claro que houve também melhorias a nível da interface e da sua optimização. A ideia da Nokia foi eliminar todos os elementos desnecessários, dando foco ao que é realmente importante: os mapas e a informação de navegação.
Os processos de actualização e de descarga de novos mapas foram melhorados e agora é já possível colocar um mapa a ser descarregado e continuar a usar a aplicação.
Para finalizar foram tratados vários bugs que impediam alguns utilizadores de usar o Here Maps de forma completa. A lista destes bugs é extensa e agora esta aplicação está ainda mais optimizada.
Todas as novidades e as melhorias desta nova versão do Here Maps podem ser consultadas num post do blog da Nokia, onde cada uma é apresentada e detalhada.
A Nokia guardou para o final uma última novidade! Está para muito breve o retorno do Here Maps ao iOS e aos dispositivos Apple. Para já ainda não existe uma data concreta, mas este retorno será saudado por muitos utilizadores deste sistema operativo, onde esteve já presente e de onde acabou por sair.
A actualização do Here Maps para Android deve decorrer de forma automática para todos os utilizadores, sendo de imediato disponibilizado o acesso a todas estas novidades.