A empresa de Taiwan, MediaTek, tem crescido substancialmente tornando-se numa das mais preponderantes no que toca ao fornecimento de processadores para o mercado de dispositivos móveis. A sua evolução nota-se pela sua presença em milhões de smartphones chineses nas mãos dos utilizadores.
Embora muitos critiquem os processadores da empresa chinesa, por não estar à altura dos seus “concorrentes”, a verdade é que a marca está a evoluir significativamente. Se, no passado, não tinha um SoC de alto nível para competir com os melhores do mercado, isso poderá ter ficado para trás. É oficial, a MediaTek lançou o Helio X30 de 10nm.
Depois de, em 2015, a empresa chinesa ter referido que estava já a trabalhar para colocar no mercado o seu processador de 10 núcleos numa nova tecnologia de 10nm, esta tem finalmente o SoC pronto para entrar em linha de produção dos smartphones.
A evolução destas tecnologias estão suportadas no sucesso de outros SoCs populares. Os Helio P10 e Helio X20/X25 são os SoCs da MediaTek mais populares no momento, que estão a ser usados para equipar os smartphones de média gama e de alta gama, respectivamente.
Um bom exemplo de smartphone equipado com o Helio X20 é o smartphone Vernee Apollo Lite. Este smartphone tira toda a vantagem de um processador poderoso e versátil.
Mas o que traz o Helio X30 de novo?
A empresa define com este novo SoC um salto significativo no poder de processamento. Estamos agora perante um processador deca-core com um design tri-cluster, muito similar aos seus antecessores Helio X20 e X25. Contudo, o Helio X30 é fabricado recorrendo ao processo 10nm FinFET da TSMC. Assim, este processador traz os 10 cores separados, 4 deles são cores Cortex-A73 a 2,8 GHz, outros 4 são Cortex-A53 a 2,2 GHz e o remanescente são Cortex-A35 a 2 GHz.
O Helio X30 suporta até 8GB de RAM (2 canais LPDDR4 POP a 1600 MHz) e, em termos de GPU, vem equipado com o PowerVR 7XT, que terá grande capacidade para dispositivos de realidade virtual que estão cada vez mais populares no mercado.
O SoC suporta sensores das câmaras até 40 MP e captura de vídeo até 24 MP. Este SoC é capaz de processar vídeo a 60fps, em conjunto com um sensor de 16 MP, ou a 120fps com sensores de 8 MP. Vale ainda a pena referir que este SoC traz um modem com suporte para agregar 3 operadores e tem comunicação 4G LTE Cat.12.