HDBaseT – áudio, vídeo, dados e energia eléctrica tudo num único cabo
A “explosão tecnológica” a nível de TVs, consolas de jogos, leitores de blu-ray, dispositivos móveis, entre outros equipamentos, tem vindo a fazer crescer o mundo da Alta Definição (HD). Desde 2003, a tecnologia HDMI tem dado suporte à interoperabilidade entre equipamento e por consequência tem sido adoptado pela grande parte de fabricantes de hardware, dos mais diversos segmentos.
Mas será que o standard HDMI é suficiente para os desafios do futuro?
O HDMI é um um acrónimo para High-Definition Multimidia Interface que basicamente podemos traduzir para Interface Multimédia de Alta definição e que tem sido amplamente adoptado pelos mais diversos fabricantes de hardware. Permite transmitir áudio e vídeo (480p a 1080p) em alta-definição num único cabo, para os mais variados equipamentos. O HDMI veio em substituição dos tradicionais cabos analógicos (Radio Frequência , Cabo coaxial, Vídeo composto, S-Video, SCART, etc).
O HDMI tem algumas vantagens, quando comparada com outras tecnologias, no que se refere à qualidade áudio/vídeo mas existem limitações a nível do comprimento dos cabos e latência.
Entretanto uma nova tecnologia, denominada de HDBaseT virá revolucionar o mercado da alta definição. O HDBaseT foi desenvolvido nos últimos 6 meses pelas empresas Sony,l Samsung, LG e Valens, e através desta nova tecnologia será possível transmitir vídeo, áudio, outro tipo de dados e até passar corrente eléctrica tudo no mesmo cabo. Basicamente, este novo standard baseia-se nas tecnologias actuais de comunicação de dados, e que recorrem actualmente aos cabos de Categoria 5 e Categoria 6, com conector ISO8877 (vulgo RJ45).
Comparação entre HDMI 1.4 e HDBaseT 1.0 (download PDF aqui)
As grandes vantagens desta nova tecnologia, pretendem-se com a possibilidade de ter cabos até 100 m (como acontece na rede de dados), sem a necessidade de regenerar o sinal e transmissão na ordem dos 100W a nível de energia eléctrica (o suficiente para ligar uma TV). A largura de banda disponível por esta tecnologia, pode abrir portas a novos formatos e resoluções a nível de áudio/vídeo ou outro tipo de dados.
Demonstração da tecnologia HDBaseT
O baixo custo das tecnologias baseadas em Cat5 ou Cat6, pode ser uma “arma” no sucesso desta nova tecnologia que pretende conquistar o mercado já no final deste ano.
Será que é agora que os cabos HDMI vão baixar?
Artigos relacionados