Pplware

Hashtags a mais poderão prejudicar publicações no Facebook

A utilização de hashtags é hoje generalizada pelas redes sociais tanto nos perfis pessoais como nas páginas de fãs, sendo estas um excelente filtro de pesquisa e uma das formas de aumento de visibilidade das publicações.

Mas será que encher uma publicação de hashtags faz com que ela tenha mais alcance junto do público? A Social Bakers, empresa de marketing de média social, divulgou um estudo que mostra que não.

As hashtags começaram a ser utilizadas em larga escala no Twitter e estão hoje alargadas às mais variadas redes sociais. No Instagram quase que não existem publicações que não as tenham, no G+ ele próprio as sugere tendo em conta o tipo de conteúdo partilhado e no Facebook o conceito está a crescer cada vez mais.

De uma forma simples, o colocar um cardinal (#) antes de uma palavra fará com que todas as publicações com a mesma hashtag se encontrem, o que para quem procura conteúdos específicos se torna um excelente filtro de pesquisa.

Para quem anda pelas redes já se apercebeu do potencial que elas têm numa publicação e, dependendo do tipo de palavras associadas, o número de visualizações esperado pode ser superado. Segundo a Social Bakers, o envolvimento dos utilizadores das redes com uma publicação com as hashtags é ligeiramente superior, em cerca de 2%, do que quando não existem.

Contudo, a empresa alerta que há um limite para a sua utilização e que hashtags demais poderão prejudicar o utilizador no relacionamento com os seus seguidores. Mais uma vez, a expressão “conta, peso e medida” deve ser tida em conta nas redes sociais.

A Social Baker, durante o mês de Fevereiro, analisou 200 000 mil publicações no Facebook com hashtags de várias empresas e concluiu que existe uma maior interacção com as publicações quando são colocadas apenas uma ou duas hashtags. Daí para a frente, a interacção registada é sempre a descer.

O gráfico acima é claro e revela que quantas mais hashtags forem utilizadas maior o desinteresse dos utilizadores em interagir com a publicação. Isto é válido tanto para páginas de fãs como para as páginas pessoais. No fundo, há que ter moderação na forma como os recursos são utilizados.

Tem por hábito utilizar hashtags nas publicações que faz nas redes sociais?

Exit mobile version