É certo que a Huawei tem planos para conseguir estar no mercado, mesmo com todos os problemas. Para isso tem em desenvolvimento alternativas não apenas para o hardware, mas também para o software.
Sendo uma das empresas que mais investe em desenvolvimento, é um processo natural. Por isso, não é estranho que surja agora o Harmony, o novo sistema operativo da empresa. O seu registo na Europa surgiu agora.
Até agora, a possível alternativa da Huawei para o Android era conhecida como HongMeng. Este é supostamente o seu nome na China, mas na Europa ainda não tinha nome. Várias vezes designado como Ark OS, não tinha ainda qualquer confirmação.
O Harmony será a alternativa ao Android
Um registo recente, veio dar outra designação a este futuro sistema. No dia 12 de julho deu entrada um registo de marca que pode trazer novas informações. No EUIPO (European Union Intellectual Property Office) a Huawei submeteu um pedido que vai agora ser avaliado.
Com o nome Harmony, a marca chinesa poderá associá-lo ao novo sistema operativo que tem em desenvolvimento. O registo apresentado vai nesse sentido, com todas as designações a apontarem para isso. A sua descrição aponta para um sistema operativo móvel.
Huawei tem assim uma alternativa para os seus equipamentos
Sabe-se que este novo sistema está a ser preparado para substituir o Android nos smartphones da marca. Não há nenhuma certeza de que venha a ser colocado nos equipamentos, mas estará preparado para avançar caso os EUA não alterem a sua decisão.
A ideia da Huawei é seguir com a utilização do Android, muito por culpa da vantagem do seu ecossistema já implementado. No entanto, o Harmony poderá ser a alternativa pronta para entrar em ação se for necessário.
Este é um passo importante da Huawei para a sua independência. Tem assim uma alternativa ao Android e até ao Windows, garantindo a sua presença no mercado sem precisar de qualquer parceiro.