…para usarem os seus próprios PCs
A segurança informática é hoje um dos maiores desafios do mundo digital. De acordo com o diário económico, as empresas portugueses estão sob uma vaga de ataques de Ransomware (sequestradores digitais), que exigem pagamentos na moeda virtual “bitcoin”.
A PJ já confirmou ter conhecimento da existência de tais ataques e refere que está já a investigar os mesmos.
O Ransomware é uma ameaça informática que nos últimos tempos tem vindo a ser uma prática muito comum. Considerado com “sequestradores digitais”, são trojans que após invadirem as nossas máquinas impedem o acesso a várias funcionalidades e até documentos.
Para voltar a aceder a esses conteúdos, o “virus” pede ao utilizador um valor monetário para que este volte a “resgatar” a informação.
Segundo revela o diário económico “a situação atingiu cerca de uma dúzia de empresas portuguesas nos últimos meses“. Segundo a PJ, nos últimos meses foram detectados casos de ataques semelhantes sobretudo em pequenas e médias empresas e em alguns sistemas da Administração Pública, por terem sistemas “mais vulneráveis”. No caso das entidades do Estado não se verificou a exigência de ‘bitcoins’.
A PJ refere ainda que “três ou quatro empresas pagaram o valor “exigido” pelos hackers, na ordem dos 1000 euros” e pede às empresas que se queixem deste tipo de crimes para que assim possam ter uma real dimensão do problema.