Vários utilizadores do serviço de mensagens instantâneas MSN Messenger estão a receber falsos e-mails onde os emissores pedem para fazer uma suposta actualização do programa. Assim que o utilizador clica no link falso o computador é infectado com um vírus Trojan.
A descoberta foi feita pela empresa de segurança informática Websense, que mesmo assim considera a ameaça de baixo nível.
O objectivo dos hackers neste caso é atrair os cibernautas com uma actualização de um dos programas de mensagens instantâneas mais conhecidos, mas que na realidade não existe a não ser para propagar os vírus.
De acordo com a Websense, neste e-mail os criminosos apelam aos utilizadores para descarregarem a nova versão do MSN Messenger, cuja principal característica promete protegê-lo contra vírus responsáveis pela distribuição de spam através do seu computador.
Neste caso o vírus escondido no e-mail é do tipo Trojan, uma ameaça que permite controlar um PC de forma remota e serve sobretudo para roubar dados pessoais.
Os hackers criaram mesmo uma janela parecida com as utilizadas pelo MSN para tornar o ataque mais realista.
A Websense aconselha todos os cibernautas que receberem este tipo de mensagens electrónicas suspeitas a não clicarem nos links, pois arriscam-se a ver as suas máquinas infectadas.SOL