Pplware

Hackers atacam Comissão da Carteira Profissional de Jornalista

Nada está a salvo dos ataques que se vão multiplicando pela Web. Esta terça-feira foi a vez do Website da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista ser atacado e, alegadamente, foram recolhidos pelos piratas e-mails e passwords de diversos jornalistas.

Segundo o site Tugaleaks, este ataque foi reivindicado pelo grupo de hackers “OutsideTheLaw”, que pertence ao colectivo Anonymous Portugal.

Em causa estão vários endereços de e-mail e palavras-passe de juízes e jornalistas, estes dados foram divulgados pelos hackers Portugueses nos seus sites.

Conforme refere o Tugaleaks, depois da Procuradoria-Geral da República, das Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, partidos e outros organismos, os hackers viraram-se para as Comissões.

Este alvo, entidades públicas geridas com dinheiros públicos que estudam ou tecem informação ou documentação vinculativa sobre um determinado tema, está a ser fortemente vigiado e, como já vimos, atacado para publicar dados dos membros que delas fazem parte.

Este ataque às comissões teve como primeiro alvo a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), comissão que é liderada pelo Juiz Desembargador Pedro Gonçalves Mourão. este organismo tem a seu cargo a emissão dos títulos para jornalistas sendo obrigatório que todos os jornalistas tenham ficha, ou inscrição, na referida comissão.

Segundo a mesma fonte, o site da CCPJ deixa, contudo, muito a desejar em termos de segurança informática. Isto porque segundo o hacker Ousiderz Arcainex, que tem actividade nos grupos Hackers StreetSideKingdom12 e OutsideTheLaw, o acesso à Extranet da CCPJ foi possível ser feito com o utilizador “admin” e a password “admin”, dados entretanto já alterados e expostos no Facebook dos OutsideTheLaw.

Além de tudo, o que está ao cobro do espectro criminal, há sem dúvida um descuidar das medidas de segurança. É incompreensível como um organismo público tem uma falha desta natureza, expondo informações privilegiadas dos seus associados.

Exit mobile version