Pplware

Hacker do iPhone “cria” carro com sistema Linux

Já foi há algum tempo que o jovem George Hotz (mais conhecido como GeoHot) passou a ficar mundialmente conhecido por ter conseguido fazer o primeiro jailbreak a um iPhone e também por ter conseguido quebrar as protecções da PS3 e colocado a correr nesta plataforma uma versão própria do seu firmware.

Hotz, que tem apenas 26 anos, voltou de novo a ser notícia e, agora, por ter criado uma plataforma inteligente, baseada em Linux, que pode ser adaptada em vários automóveis.

Hotz dedicou-se nos últimos anos à construção, na sua própria garagem, de um carro autónomo que teve como base o Acura ILX. Todos os detalhes de desenvolvimento foram apresentados em exclusivo numa entrevista que deu ao site Bloomberg.

 

Algumas curiosidades

Além de usar o sistema operativo GNU/Linux Ubuntu, este carro autónomo tem um radar, baseado em laser (lidar), no tecto e uma câmara montada junto do espelho retrovisor. A manete das mudanças é um joystick tradicional que passa a ser o “centro de consola” para controlar todo o sistema.

O ecrã é de 21,5” sendo ligeiramente maior do que o que vem com o Tesla Mostor que é “apenas” de 17”.

Do lado direito existe ainda um compartimento onde está um mini PC, um switch e vários sensores de GPS.

Hotz revelou ainda que tem estado em contacto com Elon Musk da Tesla e até recebeu um convite para integrar a equipa da área responsável pela componente de inteligência artificial de todo o sistema. De acordo com o jovem, ao contrário dos sistemas actuais, a plataforma desenvolvida não depende de regras pré-programadas mas sim de inteligência artificial.  

E quando será vendido este carro?

Hotz não tem planos para comercializar a plataforma criada mas refere que gostaria de a vender a um fabricante de automóveis. O preço poderá rondar os 1.000 dólares por kit.

Exit mobile version